Marketing de conteúdo: o que é e como utilizar em employer branding

Investir na produção de conteúdos é uma estratégia eficaz não só para conquistar clientes como também para atrair novos talentos

19 · 07 · 2019

O marketing de conteúdo tem sido adotado por empresas de todo o mundo como uma forma de atrair mais clientes. Se funciona com os consumidores, porque não utilizar a estratégia na captação de talentos?

A produção de informação como estratégia de comunicação de marketing opera como um íman de atração de novos seguidores, utilizadores, leads, possíveis clientes e futuros colaboradores. A atração de talentos é a primeira aplicação do marketing de conteúdo na estratégia de employer branding.

Para ajudá-lo a potencializar o seu trabalho de recrutamento e criação de uma imagem como marca empregadora selecionámos algumas estratégias eficazes. Mas antes, vamos entender melhor o que é o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo: não é sobre si é sobre o seu cliente

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que tira o foco da marca, direcionando-o ao consumidor. Como? Através da criação e veiculação de conteúdos relevantes para o público, ou seja, materiais que ajudem o consumidor a resolver problemas e que o auxiliem principalmente no processo de compra.

Esse tipo de marketing é feito através de artigos publicados em blogs ou sites, e-books, publicações nas redes sociais, vídeos no YouTube e assim por diante. São conteúdos que não promovem explicitamente a marca, mas constroem caminhos para que o consumidor chegue até ela de forma natural e espontânea.

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A ideia é fornecer informações de qualidade para que as pessoas se lembrem da marca, a reconheçam e tenham-na como referência na sua área de atuação no mercado. É uma forma de criar valor ao cliente, sem necessariamente “empurrar” os seus produtos ou serviços para ele.

Podemos apontar como vantagens do marketing de conteúdo:

  • Otimização na forma de atingir o público-alvo com a oferta de informações que o ajude a solucionar problemas.
  • Melhoria do posicionamento da marca com a presença na internet através de conteúdos relevantes.
  • Facilidade na transmissão dos valores da marca.
  • Auxílio na captação e retenção de potenciais clientes através das redes sociais.
  • Fortalecimento da imagem e consequente melhoria nas estratégias de criação de uma marca empregadora.

 

Educar o consumidor, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra. De um modo geral, podemos dizer que o marketing de conteúdo não se trata do que a sua empresa é ou faz, mas do que o seu público precisa.

 

4 passos para aprimorar o employer branding com o marketing de conteúdo

O processo de gestão de talentos envolve desde o recrutamento até a seleção e retenção desses profissionais. Trata-se, portanto, de um grande desafio para as equipas de RH e marketing da empresa.

O crescimento de estratégias como as de employer branding trouxeram grandes revoluções para essa área. No entanto, muitas empresas ainda sofrem com um alto índice de turnover e, como sabemos, não são baixos os custos com a rotatividade de pessoal.

Uma estratégia de employer branding, ou seja, uma melhoria da marca empregadora, bem planeada e executada pelos departamentos de marketing e RH pode ser a chave na otimização não só da atração, mas da retenção dos profissionais já conquistados pela empresa.

Entre essas estratégias está o marketing de conteúdo. Abaixo listamos quatro passos para iniciar ou aprimorar o employer branding da sua empresa através da produção e veiculação de informação. Confira!

Passo 1 – Tenha uma Company Page mais atrativa no Linkedin

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Quando falamos de redes sociais voltadas ao mercado de trabalho não há outra que bata a potência do Linkedin. A página é a principal rede social profissional do mundo. São milhões de publicações diárias, com partilha de experiências no trabalho, conteúdos especializados e vagas de emprego.

Isso significa que quem está à procura de uma colocação no mercado, certamente estará presente no Linkedin. Por isso, ter uma página da sua empresa é muito importante. Tão importante quanto, é ter o cuidado para que a sua Company Page seja atrativa.

Para isso, mantenha as informações atualizadas, faça publicações periódicas para manter a página ativa, forneça esclarecimentos sobre a empresa e as oportunidades de trabalho oferecidas por ela. Dedique um tempo para cuidar dessa rede tão importante para a sua presença digital.

Passo 2 – Divulgue o seu culture code na sua página de carreiras

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Quando uma empresa estabelece os seus valores e cria o seu culture code, ou seja, quando a empresa formaliza a sua cultura organizacional de uma forma clara, fica mais fácil determinar quais são as ações certas e erradas para atingir os objetivos dos negócios. É por isso que o culture code acaba por ser um guia importante para os colaboradores.

Ter um culture code significa possuir uma equipa coesa e harmoniosa que partilha os mesmos valores. Por isso, utilizá-lo nas campanhas externas pode ser uma excelente ferramenta na atração do candidato ideal para a vaga que a sua empresa almeja preencher.

O marketing de conteúdo entra na exposição desse culture code na página de carreiras da empresa, por exemplo. Assim, é possível filtrar os candidatos que realmente desejam trabalhar consigo. A quantidade de inscritos no processo de seleção que não são compatíveis com os valores da empresa irá diminuir consideravelmente. Como consequência, será mais fácil fazer a seleção.

Passo 3 – Partilhe o dia a dia da empresa nas redes sociais

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Como já falámos, ter uma página atualizada no Linkedin é muito importante para viabilizar o marketing de conteúdo. Essa presença online pode ser ainda maior e melhor se a empresa investir na produção de conteúdo para outras redes sociais nas quais estejam presentes não só os seus clientes como possíveis talentos à procura de oportunidades.

Não importa o ramo de trabalho ou o tipo de formação, no geral, as pessoas costumam gastar muito tempo dos seus dias atualizando as suas redes sociais. Por isso, utilizar um perfil corporativo para partilhar assuntos interessantes e, principalmente o quotidiano na empresa, é uma excelente maneira de mostrar às pessoas como é trabalhar consigo.

Passo 4 – Relatos dos colaboradores

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Utilizar os colaboradores da empresa como fonte para a produção de conteúdo é uma excelente alternativa quando produzimos marketing de conteúdo para employer branding. Aproveitar as experiências vividas pelos colaboradores e usar a sua satisfação com a empresa como marketing não só valoriza o trabalho da equipa, como também ajuda na atração de novos profissionais.

Para produzir conteúdo com os colaboradores é possível usar as seguintes opções:

  • Blog com textos dos colaboradores;
  • Vídeos com os colaboradores;
  • Posts com colaboradores nas redes sociais.

A primeira opção implica em criar um blog ou site corporativo no qual a empresa dá espaço para que os colaboradores escrevam sobre as suas carreiras, desde a trajetória académica até às experiências que os levaram até à sua empresa. Também pode ser um espaço para outros assuntos que sejam de interesse comum entre os funcionários, como por exemplo a divulgação de resultados internos e estratégias que foram utilizadas para alcançá-los.

Já a segunda opção é uma boa estratégia para reforçar a valorização da equipa. A produção de vídeo pode incluir entrevistas com os colaboradores para mostrar as suas capacidades e dar visibilidade aos seus trabalhos. Além de valorizar a marca da empresa, quando um colaborador é destacado na sua área, motiva os demais profissionais que desejam também participar nos vídeos futuramente.

A terceira opção é utilizar as redes sociais para difundir os relatos dos colaboradores. A ideia é fazer posts com textos, imagens ou vídeos nos quais os funcionários da empresa tenham a oportunidade de falar sobre as suas experiências na instituição, além das oportunidades de carreira e de como se sentem ao fazer parte da equipa.

Lá está. Os quatro passos mencionados mostram que o marketing de conteúdo voltado ao employer branding nada mais é do que aplicar diferentes formas de trabalhar com as informações que já possui dentro da empresa e assim trocar o discurso do “quem somos” ou “o que fazemos” para “como podemos ajudá-lo caso trabalhe connosco”.