Marketing digital: uma vantagem competitiva no retalho

O marketing digital foi uma das muitas técnicas usadas pelos profissionais do retalho para alavancar as vendas e contornar a crise que atingiu o país nos últimos anos

29 · 07 · 2019

Muitas estratégias de marketing online estão a gerar ótimos resultados para as empresas. Para além de ajudar a aumentar o conhecimento da marca, também traz novos consumidores e ainda serve para criar relacionamentos. Porém, se quer ter sucesso, primeiro é preciso entender como aplicar o marketing digital no retalho.

Neste artigo, enumerámos as principais formas de investir nestes recursos e aumentar as vendas. Leia mais!

Como o marketing digital no retalho pode ajudar a aumentar as vendas

shutterstock_1278575074

Com o avanço da tecnologia e a expansão do acesso à internet, as empresas estão a investir cada vez mais em marketing digital. Em comparação ao marketing offline, os ganhos estão na expansão, na eficiência e na melhor experiência ao cliente. Tudo isto com poucos custos!

Esses recursos são alcançáveis tanto para as empresas que trabalham com e-commerce como para as lojas físicas. Mas há que ter atenção que as técnicas são importantes para atrair o público, independentemente do tipo de negócio. Veja mais detalhes sobre estas estratégias aqui:

1- Utilizar as redes sociais para fortalecer os relacionamentos

Uma ferramenta muito importante do marketing digital no retalho são as redes sociais. Estas plataformas permitem que as marcas mantenham-se próximas do seu público-alvo, oferecendo assim um melhor atendimento.
Esses recursos permitem que o relacionamento entre empresa e cliente se torne mais próximo e sólido, o que melhora a experiência do consumidor e facilita o processo de fidelização.

Usar as redes sociais é o primeiro passo para conseguir fazer a diferença no mundo digital. É necessário porque, com as mudanças nos hábitos de consumo, a comunicação precisa ser multicanal. A internet permite que os clientes conversem diretamente com a sua empresa e isso pode ser a chave para o sucesso.

Por isso, esteja presente nas redes sociais e responda a todas as dúvidas dos seus clientes. Descubra os principais problemas que eles têm enfrentado e ajude-os a solucioná-los. As redes sociais também permitirão que conheça cada vez mais o seu público, ajudando-o a fazer ações otimizadas e personalizadas para eles.

2- Fortalecer a identidade da sua marca

O fortalecimento da identidade da marca é outro benefício da utilização das técnicas de marketing digital no retalho. Uma marca expressiva torna-se uma referência no mercado e sempre será lembrada no momento da compra.
Para isso, tanto as redes sociais como os próprios anúncios patrocinados podem ajudar a mostrar os valores e os fatores diferenciadores da empresa, enaltecendo as suas características.

É uma estratégia interessante porque fala-se diretamente para aqueles clientes que já estão com a intenção de comprar. Conseguimos atraí-los antes da tomada de decisão, fazendo com que descubram que a sua empresa existe e também comercializa algumas soluções para os problemas ou necessidades que apresentam.

Para isso, é necessário fazer uma boa pesquisa de palavras-chave, descobrir quais são os termos mais utilizados para encontrar os produtos e serviços que comercializa e trabalhá-los.

3- Criar anúncios a partir de um público segmentado

Uma das maiores vantagens do marketing digital em relação ao offline é a possibilidade de segmentar o público e direcionar campanhas específicas a partir das características das pessoas.

Se tem uma loja física, por exemplo, pode criar um anúncio no Google Adwords e direcioná-lo apenas para a sua região.

Além disso, pode criar mais segmentações, como a idade, género, profissão e interesses. Dessa forma, o ganho está na eficiência das ações, que terão um melhor retorno sobre o investimento.

4- Destacar a sua empresa com as técnicas de SEO

Os sites de buscas, como o Google, são bastante utilizados para encontrar um produto, tirar dúvidas e procurar informações. Por isso, é muito interessante posicionar a sua página entre as primeiras respostas dessa procura.

Para alcançar esse objetivo, é preciso aplicar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Procura. O trabalho de SEO visa potencializar e melhorar o posicionamento da marca nas páginas pelos utilizadores, colocando-as em destaque. Fazem parte dessas técnicas: a utilização correta das palavras-chave, utilização de links, digitalização dos conteúdos, otimização das imagens, entre outras.

5- Crie conteúdo relevante

Uma outra tendência no mercado digital é a utilização de conteúdo relevante para atrair e aproximar os clientes. Tenha um blog onde os conteúdos sobre o seu nicho são publicados. Por exemplo, se a sua empresa trabalha com a venda de acessórios desportivos, um conteúdo interessante seria sobre alimentos recomendados antes e depois das atividades físicas, como escolher as sapatilhas corretas, etc.

Esses conteúdos trarão mais pessoas para o blog e site da sua empresa, podendo inclusive aumentar a taxa de vendas realizadas pela loja online.

Para isso, é importante separar as palavras-chave mais interessantes e trabalhar conteúdos baseados nessas palavras para atrair as pessoas que estão à procura de algumas soluções específicas.

Exemplos de marketing digital:

Domino’s

A sua recente campanha “Domino’s Anyware” conquistou o título após ser notícia de primeira página de grandes publicações como a Forbes, Wired e Cnet.

O objetivo da campanha foi fazer com que o ato de pedir uma pizza fosse tão fácil que pudesse ser realizado em qualquer smartphone ou tablet.

A empresa começou por permitir que os clientes realizassem pedidos pelo Twitter. Em seguida expandiu-se, permitindo encomendas pela aplicação que fazia o pedido de sua pizza favorita. A experiência também alcançou o Slack e o Facebook Messenger.

A campanha aumentou as vendas por causa da facilidade de realização do pedido e ampliou a popularidade da marca nas redes sociais. Com isto, a marca posicionou-se como inovadora e moderna no mercado global.

Essa campanha da Domino’s mostrou que o marketing digital é mais do que apenas marketing de conteúdo, e-mail marketing e publicidade paga.


#ShareYourEars da Disney

A premissa da campanha #ShareYourEars da Disney era simples. Para a empresa, já é comum que as pessoas tirem uma foto com as orelhas do Mickey Mouse.

Nesse contexto, a marca divulgou um vídeo a solicitar aos seus seguidores que publicassem uma foto a usar as orelhas do Mickey Mouse, mas dessa vez com o hashtag #shareyourears.

A cada foto publicada com a hashtag a Disney doaria 5 dólares para a Make-a-Wish Foundation. O total de doações foi primeiro limitado a 1 milhão de dólares, entretanto, a campanha atingiu o limite em tempo recorde, então a Disney decidiu dobrar o valor original para 2 milhões de dólares.

#ShareYourEars foi uma campanha social, que utilizou o marketing nas redes sociais como principal motor para a sua divulgação. O objetivo era ajudar crianças.

A Disney facilitou ao máximo a participação na campanha. As pessoas eram autorizadas a participar se improvisassem as orelhas do Mickey Mouse e podiam estar em qualquer lugar do mundo. Um objetivo nobre e a eliminação de barreiras à participação fizeram com que a campanha explodisse imediatamente.


Portanto, como vimos neste artigo, a vantagem obtida ao aplicar as técnicas de marketing digital no retalho é enorme. O relacionamento com os clientes, o fortalecimento da identidade da marca, a segmentação do público e o destaque na procura prometem aumentar muito o lucro da sua empresa. Então, não perca mais tempo e aplique agora estas ferramentas no seu negócio!

 

>>Veja também qual o impacto dos millennials no setor do retalho >>