Conheça o sistema de entrega que se antecipa à compra

Entregar os produtos de compras online de forma mais rápida é o desafio da entrega antecipada desenvolvida inicialmente pela Amazon

17 · 05 · 2019

Quando se fala de envio de encomendas, muitas pessoas pensam num processo operacional e isolado. Porém, ao avaliar os mais diversos tipos de entregas, nos mais variados modelos de negócio, é possível perceber como esta atividade é fundamental para o seu sucesso. Em grande parte, isto deve-se ao facto de ser o principal elo entre a empresa e o cliente, e pode influenciar diretamente na sua satisfação. Neste artigo, vamos explicar como a entrega antecipada pode ser utilizada de uma forma estratégica no seu negócio. Continue a acompanhar a leitura para saber mais sobre este assunto!

Entrega antecipada

Conquistar e fidelizar o consumidor são práticas indispensáveis para a empresa que deseja manter-se firme no mercado. Quem trabalha ou depende da área da logística sabe que esse é um verdadeiro desafio. Afinal, um atraso na entrega, por menor que seja, cria muita insatisfação. Por isso, é preciso ter muito cuidado com a experiência de compra do cliente.
É aqui que entra a chamada entrega antecipada. Esta tendência foi criada pela Amazon e pretende maximizar o processo de entrega através da tecnologia e inteligência artificial.

Como surgiu?

Atualmente, o tipo de transporte mais utilizado para entrega de produtos é o rodoviário. Porém, não permite a redução no tempo de entrega, uma vez que deve respeitar as leis de trânsito e limites de velocidade. Neste contexto, surgiu a ideia de encontrar um novo caminho para solucionar essa falha.

A entrega antecipada foi desenvolvida com base no comportamento do consumidor. Num estudo, a Amazon levantou algumas questões para identificar como poderia melhorar o seu sistema de entrega. A partir dos resultados, concluiu-se que a entrega deveria, de alguma forma, acontecer antes que o cliente finalizasse a sua compra no site da empresa.

Desta forma, o consumidor receberia a encomenda antes do prazo estipulado e, por consequência, ficaria positivamente surpreso com a experiência proporcionada pela empresa.

Como funciona?

O algoritmo de entrega antecipada analisa alguns dados muito específicos. Por exemplo, consegue calcular quantas vezes um cliente acede à página de um produto no site e quanto tempo fica aberta. Desta forma, é possível estimar a probabilidade de que o produto seja finalmente adquirido. Logo que a compra é oficializada, a encomenda é embalada no centro de distribuição e enviada para transporte.

Assim, quando a compra é realmente concluída, o produto está muito mais perto do seu consumidor. Basta apenas encaminhar a morada para a transportadora.
A empresa não perde nada, apenas ganha: as condições relacionadas com os veículos, trânsito e custos continuam as mesmas. O que muda no final das contas é apenas o tempo de espera.
Se houver alguma desistência da compra, também não há problema. O cliente nem chega a saber que o produto passou por todo este percurso, pois a mercadoria é simplesmente reencaminhada para a empresa de transporte para aguardar por outro potencial interessado.

A entrega antecipada é um dos principais desejos de qualquer cliente. Ainda não é uma realidade aplicada a todo o e-commerce mas, de momento, existem também várias outras opções de entregas rápidas oferecidas pelas transportadoras. Muitas delas trabalham com um planeamento eficiente de rotas para facilitar ao máximo as suas entregas, o que pode ser uma solução útil enquanto a implementação da entrega antecipada acontece internamente.

Não só o cliente, mas a empresa também é muito beneficiada com esta prática. Através do histórico do cliente, é possível reunir uma série de informações que ajudam a melhorar o atendimento e até mesmo o stock de produtos. As negociações começam a ser finalizadas com mais frequência e fica mais fácil conhecer o seu público a fundo, sendo possível antecipar também novas ofertas e sugestões de compras.

Para completar, a capacidade logística fica muito mais ampla. Outras regiões começam a ser atendidas, mesmo se estiverem em localidades mais distantes da sede. Desse modo, o posicionamento da empresa aumenta e novas oportunidades de negócio podem ser exploradas, sem deixar de trazer resultados surpreendentes.

Quais são os benefícios para o consumidor?

Logo no início do processo de compra, o cliente já está feliz. Está quase a adquirir um produto que deseja muito, seja por necessidade ou apenas por impulso. Porém, assim que o pagamento é realizado, essa compra passa a ter uma forma mais concreta, mas o produto ainda levará algum tempo a chegar às mãos do consumidor.

Mesmo que códigos de rastreio sejam disponibilizados, a preocupação com a entrega do produto é comum a todos os perfis de consumo. Quando o pedido chega antes do esperado, isso reativa a sensação de felicidade na mente do consumidor. Além de estar com o seu produto em casa, a entrega foi muito antes do esperado. Isso quer dizer que ele vai poder começar a utilizá-lo o quanto antes e aproveitá-lo muito mais. Essa sensação não é facilmente esquecida e é exatamente o que torna um consumidor fiel à empresa. Ele sabe que pode realizar uma compra segura, rápida e totalmente confiável e fica muito mais confortável para repetir a ação quantas vezes precisar e quiser.

A empresa, porém, não pode diminuir o interesse por esse processo somente porque a entrega antecipada garante satisfação e um excelente resultado. Precisa também de estar atenta a todos os detalhes que fazem parte da operação para garantir a qualidade e o cuidado com as mercadorias.
Mesmo com tudo organizado, podem ocorrer alguns obstáculos e imprevistos que devem ser retidos logo na sua fase inicial para que o prazo estipulado seja cumprido, ainda que a entrega seja programada com uma leve margem de erro.

A entrega antecipada aponta para uma forte tendência do mundo online: utilizar os dados do histórico dos clientes para benefício da empresa.

Portanto, a entrega antecipada pode melhorar a capacidade logística, com o envio dos produtos para determinadas áreas geográficas com mais potencial de finalizar negociações.

Também pode aplicar o mesmo princípio e valer-se das informações que possui para melhorar os seus serviços e prever o comportamento que seu público terá nas mais diversas situações, adequando as suas estratégias e aprimorando a experiência de compra.