Fast food x restaurantes: qual o prato mais calórico?

Em plena era da “comida saudável”, um estudo inglês revela que algumas refeições nos fast foods têm menos calorias do que muitos pratos de restaurantes

06 · 02 · 2019

A notícia é boa para quem gosta de um hamburger acompanhado de batatas fritas e um copo generoso de refrigerante. Uma pesquisa feita por investigadores da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, chegou à conclusão de que optar por fast food pode ser melhor do que alguns pratos de restaurantes quando o objetivo é apenas não ganhar peso – veja bem, estamos a falar de calorias e não de valores nutricionais.

O resultado é no mínimo intrigante quando voltamos às tendências alimentares dos últimos tempos e percebemos o termo “alimentação saudável” em destaque. Afinal, não estaria a restauração preocupada em atender um público mais consciente do que anda a comer? Ou estariam os consumidores a ingerir altos índices de calorias na tentativa de ter hábitos mais saudáveis?

Como decorreu o estudo

A investigação analisou o número de calorias presentes em mais de 13 mil refeições de 27 cadeias de restaurantes do Reino Unido, sendo 21 de serviço de mesa e seis de fast food. A média de calorias encontradas nas refeições dos restaurantes foi de 977 kcal por prato. Quase metade das refeições analisadas (47%) apresentou excesso no conteúdo energético (mais ou igual a 1000 kcal) e apenas 9% atenderam às recomendações de saúde pública inglesa para o número de calorias por prato, que é de até 600 kcal.

Em comparação ao valor médio encontrado em menus de restaurantes como Mc’Donalds, Burger King e Wimpy o número é ainda mais intrigante. De acordo com os investigadores, em média, o valor calórico dos principais pratos das redes de fast food tem, em média, 268 kcal a menos do que as refeições principais servidas pelos restaurantes de serviço completo.

Atenção ao facto de que a análise só teve em conta o prato principal. Se pensarmos nas entradas, sobremesas e bebidas, o valor energético de um almoço ou jantar num restaurante tende a ser ainda maior. O psicólogo comportamental da Universidade de Liverpool, Eric Robinson, autor do estudo, reforça essa ideia ao indicar que apenas uma em cada 10 refeições analisadas pode ser considerada saudável em relação ao número de calorias.

Valor nutricional x calorias

caloriasfastfoodImagem Ilustrativa: Shutterstock.

Como dissemos, a notícia até pode ser boa para quem gosta de fast food e não quer ganhar peso. No entanto, ter menos calorias não indica que os menus sejam mais saudáveis do que os pratos servidos em restaurante quando falamos em valor nutricional. Pelo contrário, é comprovado que a comida de fast food possui um conteúdo nutricional muito baixo, ou seja, não alimenta o corpo como deveria.

Portanto, embora tenha sido comprovado que os lanches do Reino Unido sejam menos calóricos que as refeições em restaurantes não significa que seja mais saudável comê-los. A pesquisa sobre a influência negativa dos fast foods no organismo já está bem documentada. O que está em jogo aqui é o facto de ser preciso dar mais atenção ao conteúdo dos pratos servidos nos restaurantes de serviço completo.