PDV Móvel: a caixa registadora moderna

O PDV Móvel (ponto de venda móvel) possibilita mais liberdade, agilidade e facilidade não só para o cliente, mas também para o funcionário e para o empreendedor

06 · 03 · 2019

A tradicional caixa registadora está a cair em desuso e está a ser substituída pela tecnologia PDV Móvel, uma tecnologia de atendimento que une a mobilidade da cloud (computação em nuvem) à agilidade das aplicações móveis.  Este sistema tem tornado o atendimento mais ágil e interativo, revolucionando a relação entre a empresa e o consumidor, ao proporcionar uma experiência positiva de compra ao cliente.

O que é o PDV Móvel?

O PDV Móvel é a nova tendência de atendimento para empreendedores e empresas. Com a integração dos sistemas de venda e equipamentos de pagamento, o vendedor tem acesso às informações importantes da loja, necessárias para o atendimento e realização da venda ao consumidor, do pedido ao pagamento, além do sistema registar todas as operações, o que facilita o controlo, a gestão de stocks e a gestão do estabelecimento de qualquer lugar.

Um dos principais problemas no atendimento, que resulta na perda de clientes, é a falta de atenção dos vendedores e isso pode ocorrer por diversos motivos, desde a falta de preparação da equipa, até a falta de equipamentos que otimizem os processos. Mas com o PDV Móvel, o colaborador tem acesso em tempo real às informações dos produtos disponíveis em stock, o que evita deslocamentos desnecessários para a consulta de mercadorias, além de melhorar o atendimento, permitindo dar atenção ao que realmente importa, que neste caso é atender às necessidades do cliente.

Porque o PDV móvel já é uma tendência?

O comportamento do cliente mudou muito de alguns anos para cá. Atualmente tem mais opções de escolha, pode consultar produtos pela internet e comprar sem sair de casa. Está, mais do nunca, habituado a ter comodidade.

A automação comercial começou a ganhar espaço no mercado e os retalhistas começaram a perceber as vantagens de modernizar os negócios. Nesse sentido, reconheceram o PDV Móvel como uma ferramenta capaz de proporcionar uma boa experiência de compra e que oferece muitos benefícios que garantem mais eficiência aos processos.

As vantagens do PDV Móvel são imensas e aqui enumeramos algumas delas: 

1- Agilidade e qualidade no atendimento. 

Adotar um PDV Móvel na loja significa investir num melhor atendimento ao cliente. Com essa ferramenta, vai poder:

•Realizar as vendas mais rapidamente em comparação com os antigos sistemas;

•Ter uma visão em tempo real dos custos;

•Controlar o stock;

•Conhecer os lucros;

•Emitir faturas.

Em datas comemorativas ou nos dias em que as vendas são maiores, o atendimento na altura do pagamento vai ser mais rápido, o que vai melhorar a experiência de compra do cliente. Desta forma, o cliente fica fidelizado, recomenda o estabelecimento e acaba por comprar mais. 

2- Segurança da informação. 

Um bom motivo para adotar um PDV Móvel é a segurança da informação através da cloud. Significa que todos os dados da empresa ficam num serviço de dados, na internet, permitindo a manutenção e o acesso de qualquer lugar, a qualquer altura.

A proteção dos dados é feita através de senhas e criptografia (conjunto de regras que visam codificar a informação de forma a que só o emissor e o recetor consigam decifrá-la) presente nos programas de venda escolhidos pela empresa.

Além de ser um serviço acessível para o bolso do empreendedor, a empresa fica protegida de acidentes físicos, assaltos, erros humanos e até de intempéries naturais.

3- Competitividade

Ficar à frente dos concorrentes é um dos desafios do empreendedor e a utilização das melhores e mais novas tecnologias oferece isso. Essa diferença é sentida pelo cliente e por consequência pelos concorrentes, que tentarão fazer da mesma forma. 

Se atualizar o seu negócio com as novidades tecnológicas e automação comercial para o retalho vai, sem dúvida, sobressair no mercado competitivo. 

É também um ótimo fator para atrair colaboradores jovens e criativos que desejam construir uma carreira em empresas mais modernas, além de chamar a atenção dos potenciais investidores. 

4-Mobilidade

Com a quantidade de tarefas e necessidades diárias dentro de uma empresa, e com a mobilidade adquirida através do telemóvel, tablet ou computador portátil é possível gerir o seu negócio à distância recorrendo à internet. 

Ter um PDV Móvel e um software de vendas que funciona na cloud, dá total liberdade para que os gerentes e empresários possam realizar as suas atividades na rua, em reuniões e até durante viagens, sem deixar de acompanhar o estabelecimento. 

5- Dinamização e agilidade nas vendas

O colaborador que está na caixa não precisa ficar sempre no mesmo lugar, pode andar e mudar de acordo com a estratégia desejada no atendimento. Para micro e pequenos empreendedores, essa mobilidade é essencial para participação em feiras e eventos.

6- Economia e baixo investimento

Os novos PDVs são mais baratos que aquele kit tradicional de caixa, incluindo computadores, caixas registadoras, monitores, estabilizadores e impressoras fiscais. O PDV Móvel reúne todos esses itens apenas num dispositivo único, traduzindo numa poupança para a empresa: 

•Diminuição da conta de energia elétrica;

•Economia de espaço dentro da loja destinado para o ponto de venda;

•Equipamentos mais acessíveis, o que resulta em menos gastos com manutenções;

•Não é necessário gastar com licenças de utilização das tecnologias, as contratações costumam ser mensais;

•Como são softwares, ou sistemas de vendas interligados ao PDV, não há a necessidade de instalações complexas;

•O suporte técnico pode ser remoto e, por isso, é mais rápido, eficiente e acessível.

Esta vantagem económica pode ser revertida para novos investimentos no negócio e no desenvolvimento dos funcionários através da realização de formações, por exemplo.

Outro ponto positivo é que atualmente as empresas que desenvolvem os sistemas investem bastante no suporte técnico para ajudar as empresas a dar os primeiros passos nestes ambientes virtuais.

6- Reduz os custos com a mão de obra

Uma outra grande vantagem do PDV é que promove a redução do número de funcionários e a qualificação do atendimento.

Esse sistema não reduz apenas custos, mas também melhora o serviço ao cliente. Os empregados de mesa qualificados não precisam de recolher os pedidos e levar para a cozinha. Em vez disso, têm tempo para percorrer as mesas e oferecer um excelente serviço ao cliente de forma mais diferenciada e direcionada.

7- Maior rentabilidade 

O PDV Móvel proporciona tudo isso – agilidade no atendimento, segurança da informação, economia de tempo e dinheiro e competitividade – mas também maior lucratividade. E não é apenas pelo fato de que tudo tende a melhorar dentro da empresa, mas porque é possível ter uma visão completa, em tempo real do seu negócio. Quais os produtos que vendem mais, quais os que vendem menos, quantos produtos faltam em stock, possibilidade de retirar relatórios para a tomada de decisões e avaliar da forma mais correta.

Estas são algumas das atividades essenciais para a empresa ter mais lucro nas vendas, sem ter que esperar por surpresas na contabilidade realizada no final do mês.

Investir nesta tecnologia é essencial para aumentar a vantagem competitiva e se destacar da concorrência. O PDV móvel veio para seduzir os consumidores e fornecer novas possibilidades de crescimento aos retalhistas e empresários da restauração. 

Este sistema veio provar que através de uma aplicação instalada no seu telemóvel é possível tornar ainda mais perfeita a experiência de compra.