Vale a pena patrocinar eventos?

Ser sponsor e investir na ideia alheia pode ser um bom negócio

11 · 06 · 2019

 

Não há dúvidas sobre as vantagens de ter patrocínio (ou sponsoring) num evento. Porém, quais são os ganhos reais das empresas que resolvem investir dinheiro numa iniciativa alheia?

Qualquer empresário que tenha recebido uma proposta de patrocínio já fez essa questão. Afinal, ser sponsor (ou patrocinador) de um evento, muitas vezes, é um alto investimento.

Neste artigo listamos quatro vantagens importantes para serem identificadas na hora de analisar um projeto para ser patrocinado. Confira:

  • Reconhecimento de marca;
  • Networking;
  • Criação de novos leads;
  • Fazer negócios.

Vantagem 1: Reconhecimento

O valor da sua empresa e o posicionamento de marca podem ser fortalecidos com a presença num evento. Ligar o nome a uma causa social ou a uma competição desportiva, por exemplo, pode ser uma maneira de atingir públicos específicos que sejam sensíveis aos assuntos em questão.

Patrocinar um evento também é uma maneira de fazer networking e assim conseguir contactos importantes para o seu negócio. Esse aspeto pode ser muito interessante para as empresas que estão a entrar num novo mercado, pois o patrocínio pode ser uma maneira de se associar-se ao nome de uma marca já estabelecida.

O reconhecimento da marca é uma das justificações mais difíceis de mensurar. Porém, não deixa de ser uma vantagem válida, dependendo da situação atual da sua empresa.

Vantagem 2: Networking

Como falámos no tópico anterior, patrocinar um evento é uma forma de relacionar-se com outras empresas do mercado. Também é uma maneira de estar no mesmo local que outras pessoas importantes para os seus negócios.

Por isso, procure identificar os eventos que os seus clientes estejam a participar ou que sejam de interesse deles. Essa identificação pode ser feita de maneira rápida e simples, com pesquisas no Google, nas redes sociais e até nas conversas informais com outras pessoas que fazem parte da sua área de atuação.

Lembre-se que um evento pode ser uma oportunidade para apresentar um novo produto ou serviço e destacar-se dentro do seu meio. Além de calcular o quanto foi investido e o retorno no evento, é importante também estar atento ao Lifetime Value (LTV). Para isso, calcule quanto tempo um cliente descoberto durante o evento está consigo e compare com o tempo de relacionamento com os clientes adquiridos por outros meios. Essa é uma boa maneira para ter um termómetro do tipo de evento que vale a pena investir.

Vantagem 3: Criação de novos leads

Um evento voltado para a sua área de atuação está cheio de possíveis clientes. Afinal, quem vai a um evento tem qualquer interesse no que está a ser dito e esse interesse pode estar casado com a sua oferta de produtos ou serviços. Sem contar a vantagem de estar frente à frente com os possíveis clientes e perceber suas necessidades e novos insights a respeito do seu produto ou serviço.

Dessa maneira, num local desses, o número de novos contactos e a geração de leads tende a ser sempre maior do que a média habitual noutras situações. O lead é qualquer pessoa ou empresa que tenha demonstrado interesse em consumir o seu produto ou serviço. Num evento, é aquele participante que deu suas informações pessoais ou entrou em contato com a sua empresa interessado em mais informações.

Há diferentes maneiras de conseguir novos leads quando se é sponsor de um evento. É possível fazer, por exemplo, abordagens através de stands de atendimento nos quais sejam oferecidos contactos comerciais. Outra opção é oferecer bilhetes de descontos no kit de boas-vindas que levem o público a algum canal da sua empresa no qual seja possível trocar dados de informação.  

Vantagem 4: Fazer negócios

Uma das grandes vantagens de patrocinar um evento é a possibilidade de fazer negócios. Além disso, também é possível vender mais e incrementar a receita através do aumento do ticket médio de vendas diretas.

Por exemplo, caso tenha decidido investir 10 mil euros num evento no qual compareceram aproximadamente mil participantes, significa que o investimento foi de 10 euros por participante. Neste mesmo caso, suponhamos que o ticket médio do seu produto ou serviço seja de 500 euros, será preciso fazer acima de 20 vendas para ter um retorno positivo sobre o investimento, ou seja, ter uma percentagem de 2%. É uma conversão baixa para ter lucratividade.

Patrocinar ou não patrocinar? Eis a questão!

sponsoring eventos

Ok, já deu para perceber que pode ser muito vantajoso para uma empresa o facto de patrocinar um evento. Porém, será que realmente esse é um passo importante para o seu tipo de negócio?

Algumas perguntas devem ser feitas antes de escolher o evento que vai patrocinar. Para ajudá-lo nesta decisão, separámos algumas dicas rápidas que podem influenciar na hora de aceitar ou recusar uma proposta de patrocínio. Saiba mais!

Tenha um objetivo

Entre as vantagens citadas acima, qual ou quais delas se enquadram nos seus objetivos? Tenha clareza do que pretende para assim avaliar se o tipo de evento pode ajudá-lo a alcançar o que deseja.

Saiba qual o seu orçamento

Avalie se o investimento lhe trará um retorno em termos de networking, geração de negócios, reforço da marca. Faça as contas: quanto tempo demoraria para conseguir 100 contactos estratégicos de áreas relevantes para o seu negócio se tivesse que fazer um levantamento sozinho?

Perceba o tamanho do evento

Analise a proposta de patrocínio com cuidado. Procure conhecer o histórico de quem está a pedir o seu investimento. Participe em eventos grandes, mas não esqueça os menores. Pense qual é o público-alvo e avalie a possibilidade de retorno em cada contexto.

Defina o perfil de evento

Veja bem que tipo de evento é interessante ter a sua marca como patrocinadora e assim ligar o seu nome à ação patrocinada. Algumas propostas podem merecer apenas uma visita.

Identifique qual será a sua participação

Antes de definir a sua participação num evento é preciso conhecer os três principais tipos de patrocínio disponíveis e ver qual deles é o mais vantajoso para si:

  • Patrocínio institucional: fortalece a marca da empresa ao associar um acontecimento ou causa (cultural, social, desportiva).
  • Patrocínio promocional: é voltado para gerar visibilidade e alavancar vendas através da promoção do produto ou serviço do patrocinador.
  • Patrocínio misto: é a união dos patrocínios institucional e promocional, pois tem como meta o retorno financeiro e a visibilidade da marca através do seu posicionamento.

Analise os KPIs

Tal como em qualquer ação de marketing ou de comunicação, defina o que espera do evento, mas lembre-se de analisar os indicadores que definem e medem o resultado dessa meta. No caso da exposição da marca, por exemplo, os indicadores podem ser o número de visitas ao seu stand ou quantas pessoas viram o seu anúncio no website do evento.

Tenha um planeamento

Depois de saber o que quer e como medir o sucesso das suas ações ao patrocinar um evento, é importante pensar no seu plano para tirar o melhor proveito do seu investimento. Pense numa maneira de fazer com que a sua marca esteja realmente presente no evento, de forma humanizada, engajada e interativa. Também não se esqueça de planear o pós-evento, que é uma importante etapa desse processo.

Como vimos, um evento é um canal de troca que pode trazer muitas oportunidades de negócios. Basta que haja uma estratégia bem construída.

Então, acha que está pronto para patrocinar algum evento?