A importância do consumo dos produtos locais

Comprar produtos locais é importante em termos económicos, sociais e ambientais

17 · 09 · 2019

A forma como produzimos e consumimos tem contribuído para muitos dos problemas ambientais existentes, nomeadamente as alterações climáticas, a poluição, o esgotamento dos recursos naturais e a perda de biodiversidade.

A nossa qualidade de vida está dependente da nossa capacidade de viver dentro dos limites dos recursos disponíveis e, por isso, a União Europeia está empenhada em incentivar o consumo e a produção sustentáveis.

O consumo e a produção sustentável envolve consumir menos e melhor, atendendo aos impactos ambientais, sociais e económicos. É um processo que inclui a utilização dos recursos naturais e da energia de forma mais eficiente, conseguindo assim reduzir as emissões poluentes e outros tipos de impacto ambiental. Com esta nova forma de consumir e produzir, deseja-se satisfazer as necessidades de produtos e serviços, ao mesmo tempo desfrutar de uma melhor qualidade de vida e assegurar que as gerações futuras tenham os recursos que precisam.

É neste contexto que entra a importância do consumo dos produtos nacionais, que potenciam assim a economia nacional e sustentabilidade do país, ao mesmo tempo que evitam as consequências negativas do transporte de produtos alimentares provenientes de outros países.

Após a colheita, pesca ou abate, os alimentos vão perdendo nutrientes. Por isso, quanto menor for o tempo de transporte e distribuição entre a origem e o consumo, maior será a qualidade nutricional do alimento.

Além disso, o consumo de produtos nacionais/locais e tradicionais do país responde a um dos pontos salientados pela Dieta Mediterrânica Património Cultural e Imaterial da Humanidade de manutenção dos laços com a própria cultura.

O que é a produção local?

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Produzir localmente é fornecer ao consumidor alimentos frescos, de qualidade e autênticos, com o devido respeito pelos ciclos naturais de crescimento.

A promoção deste conceito prende-se com o compromisso de melhorar a qualidade de vida das gerações atuais e futuras, permitindo que as comunidades se tornem sustentáveis, socialmente justas e inclusivas, com uma economia local forte e viável.

Se a agricultura de proximidade desaparecesse, o abastecimento alimentar das populações seria posto em causa e resultaria na inviabilidade do autossustento de muitas famílias.

Ao longo dos últimos anos, a produção em regime intensivo das grandes empresas industriais ultrapassou a dos pequenos produtores, que viram os seus rendimentos diminuírem. É por isso urgente caminhar para uma economia local e de maior proximidade, que assegure não só a redução da pegada ecológica, como uma gestão mais sustentável dos recursos energéticos, de modo a proteger a economia local.

Consumir produtos locais significa portanto: reforçar o sistema produtivo, a base económica e a soberania alimentar. Não significa apenas a disponibilidade de alimento para todos mas também a capacidade do consumidor escolher o que prefere consumir. Significa também a redução de dependências externas, o aproveitamento dos recursos agrícolas existentes e criação de riqueza, ao mesmo tempo que se promovem hábitos e comportamentos saudáveis, reduzindo de significativamente a pegada ecológica de cada indivíduo.

A globalização económica resultou na progressiva centralização da produção e distribuição alimentar e muitos dos produtos que consumimos todos os dias têm um impacto significativo no ambiente. Desde os materiais à energia utilizados para os produzir, passando pelos resíduos que criam quando se tornam obsoletos, para que a sociedade moderna se torne sustentável a longo prazo, os produtos mais amigos do ambiente devem-se sobrepor aos outros na altura de escolher o que produzir, distribuir, comprar e consumir.

Razões para consumir produtos locais:

• Como são produzidos artesanalmente e aa sua origem é de regiões próximas, são considerados amigos do ambiente.  

• Tendo em conta que não precisam de transporte de longo curso, evitam custos ambientais;

• Sendo pouco ou nada industrializados, a sua produção gera mais emprego.

• O facto de gerar mais emprego, faz com o despovoamento rural diminua, pois contribuiu para a fixação de mais população.

• O consumo de produtos locais ajuda a preservar a cultura e a identidade, porque não só preserva a cultura gastronómica das regiões, como também pelo conhecimento ancestral que passam das gerações mais antigas para as atuais.

Portugueses não consomem mais produtos locais devido ao preço

O preço é o maior obstáculo para do consumo sustentável. Os mercados ainda nãos e sentem preparados para fazer a mudança total porque este tipo de produto é mais caro.

De acordo com os nossos dados, a principal razão pela qual os portugueses não compram produtos de origem local prende-se exatamente com esse fator, apesar de estes produtos transmitirem confiança.

A nível europeu, dois em cada três europeus estão dispostos a pagar mais para comprar produtos locais: quase 60% pagariam entre 5 e 10% mais e 5% fariam um esforço financeiro suplementar superior a 10% para adquirir produtos de origem local.

Mais de metade dos consumidores também estariam dispostos a fazer o mesmo esforço para ter produtos locais no seu carrinho de compras.

Para concluir…

É cada vez menos comum as relações diretas entre produtores e consumidores. Nos territórios mais isolados, principalmente no interior do país, a desertificação acaba por se fazer sentir de forma acentuada e o mundo rural está a desaparecer a um ritmo acelerado.

De forma a contrariar essa tendência que abala o futuro desses territórios e os seus habitantes, é necessário garantir novas de habitabilidade, de sociabilidade, de produção e consumo mais equilibrados, mais solidários e mais ecológicos.

A adaptação a novas tecnologias e a novos sistemas de produção, a descoberta de atividades sustentáveis, o combate à desertificação, são alguns dos desafios impostos aos territórios rurais para que este consigam mudar a tendência atual. É indispensável a atuação das populações rurais para que a dinamização dos territórios contribua de forma ativa para a sua revitalização e criação de novos estilos de vida.

Há nichos de consumidores portugueses que estão a mudar de hábitos e consomem cada vez mais produtos locais motivados não pelo preço, nem pela sua disponibilidade de rendimento, mas pela qualidade. Para além de que os consumidores estão igualmente atentos às questões sociais e ambientais.

Aspetos como a melhoria dos rendimentos dos agricultores, a preservação da agricultura e de certas atividades agrárias, de produtos típicos de cada região bem como, a manutenção da paisagem e defesa do ambiente são fatores determinantes na escolha de produtos locais. Se os consumidores optarem pelo consumo cada vez maior daquilo que é produzido localmente, a produção também aumenta, O que vai contribuir para o aumento do nível económico da região e por conseguinte, do próprio país.