A realidade aumentada no mercado de alimentos

Perceba como a realidade aumentada pode alavancar a presença da marca e fidelizar clientes

24 · 12 · 2018

A realidade aumentada tem demonstrado ser uma grande aliada das empresas na hora de inovar e aprimorar a experiência de compra dos consumidores. A tecnologia possibilita que o cliente se aproxime da marca ao ter acesso a informações detalhadas antes mesmo de comprar e fazer uso de um produto. Esses benefícios estão cada vez mais evidentes no setor de alimentos, como por exemplo, as embalagens “interativas”. 

Com o desenvolvimento dos dispositivos móveis, a realidade aumentada tornou-se extremamente acessível e leva facilmente o entretenimento e a informação aos clientes. Uma solução criativa e financeiramente viável, pois ao promover a fusão do mundo real com o virtual, a tecnologia faz com que o cliente se aproxime da marca e tenha acesso a detalhes sobre diferentes produtos.

Essa estratégia tem sido experimentada por grandes marcas e tem números positivos a seu favor, pois para além de gerar novos clientes, aumenta os índices de fidelização, alavanca a imagem da marca na internet e nos dispositivos móveis. Mas como fazer isso? Veja nas dicas abaixo:

O que é realidade aumentada? 

Produtos interativos

Uma das grandes vantagens da realidade aumentada é justamente a possibilidade de interação entre o consumidor, o produto e o conteúdo. E aqui, quando falamos em conteúdo, estamos a pensar em informações adicionais, com estímulo visual e interação. Por isso, o facto de muitos produtos e espaços de retalho no setor alimentar ainda serem estáticos, não justifica o facto do seu conteúdo ser assim também.

Um meio prático de conectar o consumidor entre o mundo real e o virtual é o QR Code. Com a impressão do famoso “código quadrado” na embalagem, basta o cliente ter um smartphone na mão, com uma aplicação de leitura, para ter acesso a informações sobre o que está a comprar, saber os seus benefícios, dicas de usabilidade, entre outros conteúdos.

A ideia de interação entre o consumidor e o produto é uma forma de dar mais credibilidade ao que se está a vender, além de contribuir para que o cliente tenha uma visão mais próxima e aumente o seu interesse em realizar a compra. Portanto, a aposta nesta tenologia é uma forma de educar o seu público e agregar valor aos seus produtos.

o consumidor quer mais

Com o desenvolvimento das tecnologias, podemos dizer que os consumidores já não se contentam com pouco. Para chamar a sua atenção, é preciso cada vez mais proporcionar-lhes experiências mais atrativas e interativas. No setor de alimentos, a realidade aumentada pode ser a solução encontrada pelas marcas para superar tais expectativas. Por isso, nem só de informação se baseiam as estratégias de marketing com realidade aumentada. Algumas empresas de alimentos já apostam no entretenimento como forma de atrair e fidelizar novos clientes.

Campanhas promocionais baseadas em aplicações de realidade aumentada têm demonstrado bons resultados. Os jogos promocionais são algumas das ferramentas utilizadas por marcas que desejam obter um maior número de conversão. A Nestlé, por exemplo, já usou personagens de desenhos animados num jogo com aplicação de realidade aumentada para dinamizar as suas embalagens.

Outra opção são as animações 3D. É possível criar personagens associados à marca que “saem” do pacote de comida, por meio do scaneamento pela aplicação do smartphone, para assim interagir com o consumidor e fornecer informações úteis sobre o alimento. Experiências desse género costumam ser divertidas e memoráveis, fazendo com que as pessoas reconheçam a marca. No setor da restauração, há ainda a possibilidade de cruzar conteúdos do mundo físico, como cardápios ou livros de receita, com o do digital, criando uma experiência simultânea.