Como a tecnologia pode melhorar a restauração?

Inovar é uma estratégia importante para manter o seu negócio e a tecnologia é uma grande oportunidade para optimizar o atendimento e fidelizar clientes

16 · 01 · 2019

Atualmente, ir almoçar ou jantar fora é mais do que comer uma refeição. O bom atendimento é um fator cada vez mais decisivo no momento de optar onde ir comer. O perfil dos clientes tem vindo a mudar, estão cada vez mais exigentes e esperam um atendimento personalizado com experiências que os marquem.

Usar as ferramentas certas torna-se cada vez mais importante para enfrentar a concorrência e, consequentemente aumentar a notoriedade de um estabelecimento.

As empresas procuram digitalizar os seus processos e implementar inovações tecnológicas com o intuito de aumentar a produtividade e facilitar as tarefas de trabalho. O uso das tecnologias traz inúmeras vantagens para a gestão de um negócio e, como resultado, proporciona uma melhor relação com os clientes.

Quais as soluções para digitalizar os processos neste tipo de negócio?

Usar tablets e outros dispositivos móveis. O papel e a caneta na hora de fazer o pedido na mesa já é uma coisa do passado. Atualmente podemos observar que a maioria dos empregados de mesa atende com tablets e com outros dispositivos móveis. Com a implementação desses dispositivos, os funcionários poupam tempo e não têm de voltar a escrever o pedido para levar à cozinha e passá-lo para o sistema na conta do cliente. O pedido é assim automaticamente enviado para o sistema, onde fica acessível para todos os que precisam, sem que o empregado tenha de passar novamente. Com isto, há uma melhoria no processo de fazer o pedido e, consequentemente torna mais rápido o serviço ao cliente.

Usar auriculares sem fios. Com esses aparelhos mantem-se uma comunicação contínua, eficiente e discreta entre os funcionários. Poderão comunicar com quem desejam no momento em que precisam e evitar ter de procurar e gritar, assim como faltas de comunicação entre funcionários. Desta forma, o estabelecimento oferece assim um melhor serviço, mais organizado e eficiente.

Usar pulsadores sem fios, avisadores e gestores de filas. Entregar um “avisador” ao cliente assim que este chega ao local, oferece-lhe a liberdade para se deslocar e a possibilidade de evitar as grandes filas de espera. O empregado, desde a base transmissora, quando desejar avisar o cliente, basta pulsar o número de avisador do cliente que irá vibrar, tocar e/ou iluminar, para indicar que é a sua vez ou que o seu pedido está pronto. Com os pulsadores sem fios e avisadores, o cliente ao pressionar o pulsador sem fios emite automaticamente para o funcionário uma chamada para o seu relógio de pulso ou para o ecrã LED. Avisa assim que o cliente está pronto para fazer o pedido, fazer o pagamento ou tem qualquer outro assunto para tratar com o funcionário.

Criar hotspots de Wi-Fi para clientes. São uma estratégia para aumentar as vendas. As pessoas estão no seu restaurante ao mesmo tempo que permanecem ligadas à internet. Possuir hotspots de Wi-Fi pode trazer diversos benefícios ao seu negócio, como por exemplo, a criação de uma conta do consumidor, com informações com o nome e e-mail para ter acesso à rede, através de um login que pode ser utilizado posteriormente. Essas informações serão armazenadas num banco de dados e podem servir para o desenvolvimento de ações de marketing e comunicação, adequadas ao perfil dos visitantes. Além disso, o utilizador poderá ligar-se sozinho à sua rede, sem ter a necessidade de pedir uma senha. Depois de fazer o login pela primeira vez, pode aceder à internet automaticamente quando voltar ao local. shutterstock_348324020

Foto:Divulgação

Usar postos de carga. Muitas pessoas estão dependentes do telemóvel enquanto comem. Por isso, ofereça um serviço adicional aos seus clientes com postos de carga para que possam carregar os seus telemóveis, tablets e outros dispositivos. Este serviço é ideal para acrescentar valor ao seu negócio, pois seguramente os clientes irão agradecer.
Usar o método de autoatendimento. Seja através de menus digitais ou máquinas de fazer pedidos, o autoatendimento é uma tendência que veio para ficar. Em Portugal, é já um serviço consolidado em diversos mercados, principalmente no do food service. Com esse software, a cozinha recebe automaticamente o pedido com as especificações e personalizações do cliente em tempo real e, desta forma, os empregados podem atender cada cliente de forma personalizada. Além de melhorar o atendimento, otimiza os processos e diminui o tempo de espera.

Exemplo McDonald’s:
A cadeia de fast-food McDonald’s implementou em todos os estabelecimentos máquinas de self-service.
A marca tem sido pioneira nos avanços tecnológicos. Exemplo disso é a máquina de mistura de múltiplos sabores. Estas inovações aumentaram a produtividade e tornaram mais fácil do trabalho dos funcionários. A introdução dos tablets self-service foi apresentada de uma forma semelhante. Outras ideias incluem, no futuro, restaurantes virtuais que eliminam a necessidade de um staff, sendo apenas preciso a entrega ao domicílio.

Exemplo Levoo:
A Levoo é uma startup portuguesa que já existe em vários centros comerciais do país. A marca possui máquinas de pedidos (quiosques) e uma aplicação para smartphone (iOS e Android), para que os clientes não tenham de esperar pela refeição ou pela sessão de cinema.
Através dessa aplicação ou dos quiosques, o cliente pode escolher o prato favorito e encomendar sem pagar mais por isso. Depois de receber a notificação no telemóvel, o cliente mostra o talão ou o smartphone para ir buscar a refeição. Pode comer dentro do restaurante ou optar por levar para casa. Os pagamentos são feitos com cartões de crédito e de débito, pelo sistema PayPal ou mesmo pela aplicação MB Way. Não há custos-extra para o cliente.

Aparecer nos sites de avaliação. Antes de reservar um hotel ou ir a algum restaurante, pesquisa na internet a opinião de outras pessoas sobre esse estabelecimento?
Esse processo de comparação dos clientes tornou-se muito comum nos dias de hoje. Na internet existem centenas de sites e aplicações nos quais os clientes avaliam os estabelecimentos e é importante que o seu negócio esteja presente nessas plataformas.

Exemplo TripAdvisor:
É muito provavelmente a aplicação mais utilizada a nível mundial e é a mais completa. O TripAdvisor disponibiliza informações para o planeamento de férias ou viagens de trabalho, dando indicações sobre hotéis, voos, locais de interesse turístico ou restaurantes. Permite pesquisar restaurantes pela localização, cozinha ou preço.
Investir em aplicações de reserva e descontos. Atualmente há uma variedade imensa de aplicações direcionadas a restaurantes e a bares. Existem apps para reservas, apps que oferecem descontos, apps para pedidos de delivery e até algumas que usam a geolocalização que mostram qual o restaurante mais perto. Podem ser muito úteis para chamar mais clientes para o seu restaurante ou bar. Além de aumentar a visibilidade do estabelecimento, ajudar a concluir as vendas. É uma forma de potencializar a sua estratégia e aumentar significativamente o número de clientes.

Exemplo Zomato:
A Zomato é uma aplicação de descoberta de restaurantes, que disponibiliza informação sobre mais de um milhão de espaços. Os utilizadores podem enriquecer a informação com fotos, opiniões e sugestões sobre os cafés, restaurantes e bares visitados, o que dá origem à maior base de dados sobre restaurantes de que há memória. A Zomato Gold é um plano de subscrição que permite aos utilizadores da plataforma irem a restaurantes e pagar apenas um dos dois pratos que escolherem, desde que o valor seja igual ou inferior à primeira escolha. Existem três possibilidades de subscrição: a de três meses, que por 29 euros permite visitar a lista de 300 restaurantes disponíveis durante três meses. Os preços aumentam consoante o tempo disponível para usar os descontos. Assim, por seis meses, o valor sobe para os 49 euros e num ano o custo chega a 79 euros. Para usufruir do desconto, é só preciso abrir a página do Zomato no restaurante e escolher qual o prato que quer usar a oferta. Existe um limite de duas visitas por restaurante, o que mesmo assim, tendo em conta que são 300 os espaços aderentes em Portugal, dá direito a um total de 600 pratos. Além dos pratos, também pode pedir duas bebidas pelo preço de uma nos espaços parceiros da empresa.

Exemplo TheFork:
TheFork é uma plataforma de reservas online presente em 11 países. Incluiu 170 restaurantes de Lisboa e Porto na rota dos mais procurados na lista Insider.
O TheFork entrou em Portugal em 2015, por aquisição de uma startup portuguesa, criada em 2011 com nome de Best Tables, e contabilizava então 850 restaurantes parceiros, em Portugal e no Brasil.
Lisboa e Porto são áreas prioritárias, com cerca de 1500 restaurantes. No resto do país são 600. Em relação ao cliente típico em Portugal, as mulheres são quem mais descarregam a aplicação: 52% mulheres, 48% homens, sendo que metade dos utilizadores têm entre 30 a 50 anos.

Robots servem à mesa

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Foto:Divulgação

Na cidade indiana de Chennai, os pedidos são feitos através de um tablet e entregues aos clientes por robots. Neste restaurante, os empregados de mesa nunca estão mal dispostos ou cansados, porque funcionam a bateria. O Robot Theme Restaurant é um restaurante chinês onde, em vez do habitual "Por favor", para chamar o empregado, existe um tablet em cada mesa onde os clientes podem pedir o que desejam. Os pedidos são recebidos na cozinha e assim que a refeição está pronta um dos quatro empregados/robot leva o pedido à mesa indicada.
Os robots funcionam com uma bateria e têm sensores que os fazem parar se alguém se colocar à frente deles, barrando-lhes a passagem.
Em Tóquio, no Japão, também há um novo restaurante que decidiu, enquanto apostava na tecnologia e originalidade, ajudar pessoas com deficiências agravadas, que as impossibilita de trabalhar. Os robots servem às mesas do restaurante e são controlados remotamente por esses trabalhadores a partir de casa. São cinco os robots OriHime-D, cada um mede cerca de 1,20 metros e são controlados através de um tablet ou computador. Para interagir com os clientes, os robots têm câmara, altifalantes e microfones. Depois de receberem e processarem as ordens, estes servem os pratos e bebidas aos clientes.
Também no centro de Boston, no Spyce, sete robots trabalham simultaneamente para fazer pratos em três minutos ou menos. Fundado por um grupo de jovens estudantes de engenharia robótica do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), em conjunto com o chef Daniel Boulud, o restaurante, pensado para refeições rápidas durante a semana, serve tigelas com diferentes combinações de grãos, legumes, verduras e frango grelhado.

Posto isto, a tecnologia e a inovação na restauração devem ser encaradas como vantagem competitiva para os negócios, porque pode contribuir para o crescimento dos estabelecimentos e melhorar a experiência do cliente, que passa a ser atendido com mais facilidade e qualidade.
Convém sempre lembrar que o perfil de cliente está a mudar e que é necessário inovar a forma como se atende e define os processos internos. Essa vantagem competitiva permite a fidelização e o consequente aumento de lucros.