4 lojas americanas para inspiração

Veja alguns insights da equipa do IMR e GS&IMR em visitas técnicas durante a NRF 2019

16 · 01 · 2019

Caminhar pelas ruas de Nova Iorque, ver diferentes conceitos e absorver o máximo de informação possível para trazer na mala de volta a Lisboa. É isso que os elementos da equipa do IMR e GS&IMR têm feito nos últimos dias. O partner do IMR, João Ferreira, o consultor Alexandrino Tomás e o partner da GS&IMR, André Almeida, foram aos Estados Unidos para participar na NRF 2019, a maior conferência do retalho mundial. Na semana que antecedeu o evento, eles fizeram visitas técnicas pelo retalho norte-americano. Neste artigo, partilhamos os destaques dos primeiros dias por lá.

O mesmo produto: formas diferentes de vender

Duas lojas no centro de Nova Iorque chamam a atenção pela forma diferente de trabalhar os seus produtos, tendo em vista que ambas possuem a mesma fonte: o chocolate. As lojas M&M's World e Hershey’s Chocolate World ficam apenas a alguns metros de distância uma da outra, mas trabalham conceitos extremamente diferentes.

A M&M’s aposta fortemente na expansão da sua marca e investe em diferentes linhas de produtos que vão muito além do chocolate. A loja possui três andares com milhares de produtos da marca distribuídos nos corredores que tem aroma a chocolate pelo ar. Há de tudo com a marca M&M’s, desde canecas, até aventais, capa de chuva, cadernos, canetas, copos, roupas para crianças, entre outros.

Os consumidores também têm acesso a diferentes experiências na hora da compra. No interior da loja é possível tirar uma foto personalizada com a marca. Também há opção de montar uma caixinha ou saco com todos os M&M’s da cor que desejar. Por fim, há ainda o uso da tecnologia para entretenimento dos clientes. Uma máquina no meio da loja advinha qual é a cor de M&M’s favorita da pessoa.

Por outro lado, a Hershey’s faz com o chocolate uma diversidade incrível de produtos. Embora a marca tenha bonés, t-shirts e canecas, o seu investimento é bem mais forte na criação de novas formas de saborear o chocolate. A loja possui dezenas de tipos de barras e uma variedade de doces como os Reese's, Kisses e Kit Kat.

Durante a experiência na loja, quem deseja levar alguma oferta pode personalizar alguns chocolates e colocar o nome ou escrever alguma mensagem. Também é possível criar uma mistura personalizada na máquina de doces e experimentar de graça novos chocolates. Além disso, dentro da loja existe uma cafeteria com um menu bem diversificado e com muitos produtos à base de chocolate, é claro.

O partner da GS&IMR, André Almeida, explica o quanto as duas lojas têm a oferecer quando estamos a tratar de novas experiências no retalho. “Passámos nas duas empresas e aqui não estamos a falar de quem é melhor ou tem o chocolate mais saboroso. Trata-se de perceber o quanto é possível levar de cada uma das lojas, pois além de chocolate existem serviços que procuram aproximar quem está a comprar um presente e quem irá receber a oferta, por exemplo”, destacou.

chocolates-lojaA loja da marca Hershey's aposta da variedade de produtos feitos com chocolate. Imagem: André Almeida/GS&IMR.

“Made Today, Gone Today”

Nos alimentos produzidos pela franquia inglesa, Pret A Manger, não há datas de validade, pois o que for feito no dia deverá ser consumido no dia – como bem diz o seu slogan: “Made Today, Gone Today”. Em Nova Iorque a marca possui lojas espalhadas pelos principais pontos da cidade. São tantas, que alguns consumidores chegam a comparar a franquia com a Starbucks, que é famosa por ter uma cafeteria a cada esquina.

Segundo o partner da GS&IMR, André Almeida, a rede é um bom exemplo das tendências do food service para este ano. “Além da proposta saudável que está em alta, a marca inclui o lado social, pois os produtos que não têm saída são doados no final de cada dia, em vez de serem deitados fora ou mantidos para a venda posterior. Isso atrai principalmente os tipos de clientes atentos com a saúde, velocidade e disponibilidade de alimentos frescos e saudáveis, bem como os socialmente preocupados”, explica.

A Pret A Manger é famosa pelas suas sandes e saladas frescas, mas há também cookies, frutas, sopas e os famosos wraps. Além disso, o leite e o café servidos são 100% orgânicos. Atualmente há mais de 450 lojas em todo o mundo, com atendimento de mais de 300 mil clientes todos os dias.

A Nordstrom quer causar impacto

loja-departamentoLoja piloto investe na realidade virtual para melhorar a experiência de compra dos clientes. Imagem: André Almeida/GS&IMR.

A Nordstrom é uma rede de lojas, tradicional nos Estados Unidos, e conhecida mundialmente por vender roupas, calçados e acessórios mais sofisticados, além de móveis, das mais variadas marcas. A rede também é conhecida por inovar no seu setor. Depois de apostar em cafés e restaurantes operados por si, agora a marca faz uso da tecnologia para qualificar ainda mais o seu atendimento.

Em Nova Iorque, uma loja piloto, nomeada Nordstrom Men’s Store,está a operar com base nas tendências de mercado e consumo extraídos de vários dados de pesquisas realizadas a pedido da própria empresa. Uma das novidades é o uso da tecnologia. Através da realidade virtual, os clientes podem criar as suas peças e imediatamente vê-las no ecrã em formato real. O novo produto pode ser entregue no mesmo dia em moradas de Nova Iorque por um custo adicional de 20 dólares.

Para dar conta desse serviço e garantir que o cliente seja atingido positivamente, a Nordstrom investe em contratações de pessoas que se adequam à cultura da empresa, que desde sempre, é voltada a causar o melhor impacto de experiência de compra através da atenção e dedicação ao consumidor. Desde a receção até uma troca de peças, todos os colaboradores da loja estão habilitados a proceder de forma a não gerar entraves aos clientes, mas sim facilitar sua experiência na loja.

Na loja visitada pela equipa do IMR e GS&IMR há um bar para encontros com amigos e happy hour, além de um studio de beleza masculina que vai muito além de fazer a barba e o cabelo, alcançando cuidados com a pele e com a estética em geral.

Trata-se, portanto, de uma loja inspiradora pela forma como tem utilizado as tendências do retalho para melhorar a experiência de compra e atender da melhor maneira as novas necessidades dos seus consumidores.