Contentores: os restaurantes de 2019

Numerosos restaurantes apostam na arquitetura sustentável e fazem dos módulos de metal a base das suas instalações

18 · 01 · 2019

Um número crescente de restaurantes dentro de contentores surgiu após o auge dessa tendência no último ano. Os espaços para carregamentos de cargas nos navios começaram a ser convertidos em verdadeiras cozinhas e caíram no gosto não só dos consumidores, como de empresários do setor e tendem a manter-se em alta.

Essa tendência na área de restauração ocorre, entre outros motivos, porque empreendedores têm procurado soluções que possibilitem diversidade, economia e sustentabilidade nos seus investimentos. E são justamente essas vantagens que os contentores apresentam, além de praticidade, velocidade, e personalização.

Essas estruturas destacam-se pela adoção de um modelo eco-friendly, mas aliadas a estratégias arquitetónicas, que podem ter forte apelo visual, o que é essencial no ramo da restauração. Assim, usar esta tendência pode ser uma maneira de dar uma nova cara aos negócios e despertar a curiosidade e interesse das pessoas.

Possibilidade de mudança

Vivemos num mercado em constante transformação. Com tantas possibilidades, num pequeno período surgem novos hábitos de consumo e cada vez mais as pessoas procuram algo que seja inovador, que se destaque das ofertas atuais e que, principalmente, proporcione novas experiências. Por isso, investir numa estrutura única pode ser inviável para quem está a arrancar.

Nesse aspeto, abrir um negócio num contentor pode ser visto como uma vantagem. Utilizar as estruturas metálicas garante uma flexibilidade de localização e o pecado de ter o negócio certo no sítio errado acaba por ficar fora de cogitação. A mobilidade que o contentor tem também abre a possibilidade de um negócio voltado a eventos específicos ou a funcionar apenas em temporadas.

Mais rápido e barato

container-2Os contentores são flexíveis e permitem que o epaço seja ampliado ou reduzido de acordo com a necessidade do negócio. Foto: Shutterstock.

Ao contrário de uma obra que envolve tijolo e cimento, a de um contentor é muito rápida e simples. Afinal, a estrutura já tem teto, paredes e chão, restando apenas trabalhar nas instalações e decoração. E para fazer essa parte, não é necessário fazer obras, o que já representa economia de tempo e dinheiro.

Escolher um contentor para o seu novo negócio pode representar uma economia de 15% comparado a obras de alvenaria. Além disso, a execução de um projeto simples leva em média dois a três meses para ser concluído. O tempo curto de construção não se reflete no facto de a estrutura durar menos. Pelo contrário, devido à sua funcionalidade primária, o contentor apresenta uma grande duração.

Outro ponto positivo é quando há necessidade de reformas. A estrutura física pode facilmente acompanhar o crescimento do empreendimento. Caso seja necessário mais espaço, será preciso apenas adicionar um novo módulo de contentor. Isso pode ser feito a qualquer instante, o que garante a versatilidade do local. 

A natureza agradece e sua marca também

Edificações em contentores são projetos ecologicamente corretos, pois resolvem um problema global que é dar utilidade a mais de 11 milhões dessas estruturas que se espalham pelo mundo sem serem utilizadas. Isso significa um número enorme de novos projetos a serem construído e a causar menor impacto ao meio ambiente.

O facto de ser sustentável, além de ser ótimo para a natureza é também perfeito para a imagem do negócio. As pessoas gostam de empresas que se preocupam com o meio ambiente e projetos adaptados e reciclados também costumam chamar a atenção por serem cheios de curiosidades. Ou seja, é alta a criação de valor para a marca.