Estudos de mercado: a mais-valia vem da informação

Entenda o que são os estudos de mercado e o motivo pelo qual eles são tão importantes para os negócios

21 · 01 · 2019

Como encontrar o caminho certo para trilhar um novo negócio ou lançamento de serviço e produto diferente? É para diminuir as incertezas e chegar mais perto do resultado desejado que existem os estudos de mercado, também conhecidos como Marketing Research e Market Research – há autores que fazem distinção entre os termos.

De um modo geral, pode-se dizer que os estudos de mercado são ferramentas que envolvem diferentes metodologias de pesquisas para analisar aspetos qualitativos e quantitativos de uma organização e assim avaliar diversos fatores do mercado na qual ela está inserida. A American Marketing Association vai mais fundo nesse conceito e define os estudos de mercado como “a função que liga consumidor, cliente e público ao comerciante por meio de informação - informação utilizada para identificar e definir problemas e oportunidades de Marketing”. Ou seja, os estudos de mercado são o elo entre os envolvidos em toda a cadeia de consumo.

Estudos e pesquisas de mercado servem tanto para quem está a abrir um negócio, quanto para quem deseja mudar de segmento, conhecer melhor o mercado no qual está inserido, criar um novo produto ou serviço, atrair talentos para a empresa, gerar mais lucro, melhorar a imagem, entre outros aspetos que permitam o negócio ter sucesso. Portanto, numa analogia, é possível dizer que os estudos de mercado são o mapa e a bússola que guiam empreendedores ao destino que desejam chegar, estejam eles no sítio em que estiverem.

Para que servem os estudos?

Quando bem feito, um estudo de mercado proporciona o entendimento da situação do mercado, além de determinar quais são as principais tendências, quem são os concorrentes, como estão posicionados os produtos e quais são as necessidades dos consumidores. Assim, pode-se dizer que um estudo de mercado não só ajuda a identificar problemas como a encontrar soluções para os negócios, além de ser fundamental para a tomada de decisões.

Estudos e pesquisas de mercado servem tanto para quem está a abrir um negócio, quanto para quem deseja mudar de segmento.

Através do estudo de mercado o empreendedor conhece o tamanho estimado do seu público, quais são os principais segmentos, como está a sua concorrência, quais são os seus principais desafios, as oportunidades e até o comportamento de compra dos potenciais consumidores.

É através de um estudo de mercado que, por exemplo, uma empresa de lacticínios percebe se o seu novo sabor de iogurte tem potencial para agradar ao paladar dos seus consumidores. Também é por meio de um estudo que ela define que tipo de embalagem chamará mais atenção para o novo produto. Ter acesso a essas informações permite que a empresa crie estratégias de ação para o lançamento do iogurte.

Além de servir para os negócios, os estudos de mercado também têm uma importância antropológica, pois revelam novas necessidades, distinguem contextos sociais, descobrem mudanças de comportamento da população e podem interferir diretamente no quotidiano das pessoas.   

Quais são os tipos de estudo?

O caso da empresa de lacticínios, citado anteriormente, é apenas um exemplo de pesquisa que pode ser feita dentro dos estudos de mercado. Para se fazer um estudo é preciso utilizar diferentes estratégias de pesquisa que irão resultar em diversas informações úteis ao desenvolvimento dos mais distintos projetos.

Podem ser feitas pesquisas de mercado para analisar o perfil dos consumidores, os seus hábitos e frequência de consumo, comportamentos de compra e estilo de vida, além de testes de um novo produto ou avaliação de um já existente. Também são comuns estudos completos e contínuos da marca que analisam desde a notoriedade, até a imagem e posicionamento. Outras aplicações dos estudos de mercado são as análises de público-alvo, preço e pontos de venda, além das avaliações das campanhas promovidas pela empresa, entre outras questões. 

Para cada pergunta a ser respondida, há um tipo de pesquisa a ser aplicada. Essas pesquisas são complementares entre si e essa mistura de metodologia é o que forma um estudo de mercado completo. Uma publicação didática do Sebrae-SP (Brasil), produzida por Gustavo Azevedo, traz o resumo dos principais tipos de pesquisa de mercado e quais os seus usos. Veja no infográfico ao lado.

 

tipos

 

Quem pode fazer?

Os estudos de mercado podem ser realizados por um departamento interno na empresa, criado especificamente para tal efeito. Também é possível contratar um serviço externo, realizado por uma empresa especializada no assunto.

A escolha de quem fará o estudo é fundamental para que o investimento nessa ação seja validado. Afinal, o responsável pelo estudo é que definirá quais informações serão necessárias para atingir os objetivos de quem está a contratar a pesquisa, além de desenhar os métodos de recolha da informação, fazer a gestão e implementação dos procedimentos de recolha de dados, a análise dos resultados e, por fim, chegar às conclusões que são uma mais-valia para que a empresa tome as suas decisões.

Esse processo todo demonstra que afinal, os estudos de mercado são a chave para a conquista de uma ferramenta imprescindível em qualquer negócio: a informação.