Confiança dos consumidores aumentou em Portugal

Desde abril de 2019 que a confiança dos consumidores portugueses subiu, após ter diminuído nos cinco meses anteriores

24 · 09 · 2019

Segundo o instituto nacional de estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre abril e agosto deste ano, depois da tendência negativa desde junho de 2018. Recorde-se que os números do INE mostravam uma queda ininterrupta no grau de confiança dos consumidores desde novembro de 2018, até março de 2019. Esta evolução resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à situação económica do país e à realização de compras importantes, opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar e expectativas sobre a evolução futura a situação financeira o agregado familiar.

Atualmente, os portugueses têm uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido pelas marcas e estão mais informados e atentos. Mas para dar este voto de confiança, exigem qualidade, uma boa imagem e reputação, além de uma experiência positiva. É perante essas premissas que as marcas têm de trabalhar.

Confrontados com o desafio de uma constante reinvenção e adaptação a um mercado em desenvolvimento e fortemente concorrencial, as empresas precisam de saber como se devem posicionar e, sobretudo, compreender as necessidades dos consumidores, tendo sempre a consideração de estão a lidar com pessoas mais conscientes daquilo que pretendem e que qualquer quebra de confiança pode resultar em consequências negativas a longo prazo.

Compete às marcas aproveitarem a janela de oportunidades do comércio online e assegurar a confiança depositada pelos portugueses, respondendo de forma ética e transparente. Ainda que os indicadores revelem que a maioria dos portugueses estão cada vez mais preocupados com a sua privacidade, por outro lado, têm cada vez mais confiança nos canais de e-commerce e mostram-se disponíveis para ceder os seus dados se isso significar obter alguma recompensa, como ofertas e vantagens exclusivas. Além disso, os portugueses utilizam cada vez mais a internet para procurar informação antes de escolherem o produto que vão comprar.


Cabe igualmente às marcas aproveitarem a janela de oportunidades das vendas online, respondendo de forma ética e transparente à confiança depositada pelos portugueses no e-commerce, não utilizando os dados pessoais de forma abusiva. Apesar dos indicadores mostrarem que a grande maioria dos portugueses estão preocupados com a sua privacidade, por outro lado, confiam cada vez mais nos canais de venda online e estão disponíveis a dar os seus dados se isso significar receber ofertas e vantagens exclusivas. Além do mais, s portugueses procuram cada vez mais informação na Internet antes de escolher o produto a comprar.

Passos para conquistar a confiança dos coNSUMIDORES

Conquistar a confiança dos consumidores pode parecer fácil mas não é. Depois da primeira interação, há a necessidade de manter constantemente a sua satisfação. Para se ser bem-sucedido, este é um dos fatores mais importantes.

Agradar os clientes, assegurar o seu retorno e fazer com que indiquem a loja a mais pessoas pode ser um grande desafio, se não seguir os passos corretos para que essa conquista se torne algo natural.

Para chegar ao sucesso é preciso ter em conta dois grandes desafios: prestar um atendimento irrepreensível e fornecer produtos/serviços de qualidade. Os dois vão exigir muito planeamento, foco, entrega e responsabilidade.

É preciso ter a consciência de que os clientes não querem somente preços competitivos, mas também querem ser atendidos com respeito.

Conheça os critérios que podem definir a confiança dos seus consumidores:

1- Melhore o atendimento

O estabelecimento até pode estar bem localizado e com preços atrativos, mas isso não é o suficiente para manter o público-alvo satisfeito e ao mesmo tempo fidelizado. O atendimento é um aspeto fundamental para engajar clientes.
Clientes que estão sujeitos a bom atendimento saem mais satisfeitos e com o desejo de voltar. Os consumidores precisam de percecionar o vendedor como um consultor que irá ajudá-lo a encontrar o que precisa.

Para que isso aconteça é necessário: apostar na formação dos funcionários; motivar os seus colaboradores; e fazer com que os seus colaboradores estejam à disposição dos clientes, nunca esquecendo a paciência e empatia, que são elementos fundamentais de um bom atendimento.

2- Proporcione comodidade

Burocracias, obstáculos na utilização de determinados serviços, atrasos na finalização de compras, são alguns dos procedimentos que contribuem para que os clientes se sintam desconfortáveis e não voltem a comprar no estabelecimento.
Quanto mais intuitivo for um site na hora da utilização, por exemplo, mais rápida será a realização da compra e maior será o grau de satisfação. Mas antes disso é importante um bom posicionamento da loja na internet para que ela cative a atenção do consumidor.

Nas lojas físicas ter produtos registados no sistema com os valores corretos, é meio caminho andado para que, na finalização das compras, não ocorra imprevistos, como valores errados, o que pode atrasar a compra e aborrecer o consumidor.

3- Utilize os canais de comunicação para ter a confiança do consumidor

Comunicar de forma clara deve ser uma prioridade em qualquer negócio. Ou seja, deve disponibilizar várias alternativas para os clientes entrarem em contato com a empresa.

Além disso, não deve prescindir de uma equipa formatada para tirar as dúvidas, analisar as necessidades e conseguir responder com rapidez e eficácia a questões postas pelos consumidores.

Construir uma boa imagem não é uma tarefa fácil, é algo que requer tempo, disposição e bons serviços. No entanto, recuperar depois de quebrá-la é muito mais difícil.

Uma boa comunicação permitir apresentar a sua marca, interagir com o público-alvo com inteligência e conquistar a empatia e a confiança dos clientes.

4- Valorize os clientes fiéis

Se quer conquistar a confiança do consumidor, deve antes de mais valorizá-lo. Uma maneira de fazer isso é oferecer benefícios especiais para aqueles que adquirem produtos e serviços com frequência.

5- Demonstre que os seus serviços são elogiados

Não use as redes sociais apenas para promover o lançamento de novos produtos ou serviços ou responder a reclamações do público. Também pode aproveitar o Facebook, o Instagram e o Linkdin, por exemplo, para mostrar os quão satisfeitos estão os seus clientes com o trabalho desenvolvido pela empresa.

Aproveite para divulgar também as novidades, como promoções e abertura de novas lojas ou repartições. A obtenção de elogios sinceros acaba por fortalecer a imagem da marca. Não se esqueça de que a publicidade é alma do negócio.
Outra medida interessante é expor no seu estabelecimento, troféus e placas alusivas a prémios pelos serviços prestados. Assim, transmite aos clientes que trabalha com autenticidade e competência, o que contribui para aumentar a credibilidade.