Confiança dos consumidores aumentou em Portugal

Desde abril de 2019 que a confiança dos consumidores portugueses subiu, após ter diminuído nos cinco meses anteriores

24 · 09 · 2019

Segundo o instituto nacional de estatística (INE), o indicador de confiança dos consumidores aumentou entre abril e agosto deste ano, depois da tendência negativa desde junho de 2018. Recorde-se que os números do INE mostravam uma queda ininterrupta no grau de confiança dos consumidores desde novembro de 2018, até março de 2019. Esta evolução resultou do contributo positivo de todas as componentes, perspetivas relativas à situação económica do país e à realização de compras importantes, opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar e expectativas sobre a evolução futura a situação financeira o agregado familiar.

Atualmente, os portugueses têm uma melhor compreensão do trabalho desenvolvido pelas marcas e estão mais informados e atentos. Mas para dar este voto de confiança, exigem qualidade, uma boa imagem e reputação, além de uma experiência positiva. É perante essas premissas que as marcas têm de trabalhar.

Todos os indicadores parecem confirmar que os consumidores estão dispostos a pagar por uma marca, que são muito sensíveis ao branding e que confiam nos produtos. Mas as estatísticas também comprovam que grande parte dos portugueses assumiu que já deixou de comprar porque deixou de confiar numa marca. Ou seja, é um relacionamento que pode ser benéfico, sem dúvida, mas que exige um especial cuidado e atenção.

Mais do que uma oportunidade, as empresas estão perante um desafio que implica uma constante reinvenção e adaptação a um mercado em constante evolução e fortemente concorrencial. É necessário que as marcas se saibam posicionar e, sobretudo, compreender as necessidades dos consumidores, levando em consideração que estão perante pessoas cada vez mais conscientes do que pretendem e que qualquer quebra de confiança pode trazer consequências a longo prazo.
Cabe igualmente às marcas aproveitarem a janela de oportunidades das vendas online, respondendo de forma ética e transparente à confiança depositada pelos portugueses no e-commerce, não utilizando os dados pessoais de forma abusiva. Apesar dos indicadores mostrarem que a grande maioria dos portugueses estão preocupados com a sua privacidade, por outro lado, confiam cada vez mais nos canais de venda online e estão disponíveis a dar os seus dados se isso significar receber ofertas e vantagens exclusivas. Além do mais, s portugueses procuram cada vez mais informação na Internet antes de escolher o produto a comprar.

Passos para conquistar a confiança dos colaboradores

A confiança do consumidor é algo a ser conquistado e, mesmo depois dessa conquista, há a necessidade de manter continuamente a sua satisfação. Esse é um dos pontos mais importantes para que uma empresa chegue ao sucesso.
Agradar os clientes, garantir que volta e que indique a loja a mais pessoas é um grande desafio, porém, se algumas dicas forem seguidas corretamente, essa conquista torna-se algo natural. Existem dois grandes desafios para chegar ao sucesso: prestar um bom atendimento e fornecer serviços/produtos de qualidade. Ambos exigem muito planeamento, trabalho, dedicação e responsabilidade. Os clientes não querem apenas preços competitivos, mas também serem atendidos com respeito.

Conheça cinco passos para conseguir a confiança dos seus consumidores:

1- Melhore o atendimento

O estabelecimento pode ter uma ótima localização e preços atraentes, mas isso não basta ara deixar o público-alvo satisfeito e fidelizado. O atendimento é um aspeto fundamental para engajar clientes.
Clientes bem atendidos saem satisfeito e com pretensão de voltar. Os consumidores precisam de sentir que o vendedor é um consultor que irá ajudá-lo a encontrar o que precisa.

Para isso é necessário: apostar na formação dos funcionários; motivar os seus colaboradores e fazer com que os seus colaboradores estejam à disposição dos clientes (paciência e simpatia fazem parte de um bom atendimento).

2- Proporcione comodidade

Atendimentos burocráticos, dificuldades para utilizar determinados serviços, demora na finalização de compras, entre outros, são práticas que contribuem para que as pessoas se sintam desconfortáveis e não voltem a comprar no estabelecimento.
Quanto menor for a dificuldade para utilizar um site, por exemplo, mais rápido a compra acontecerá e maior será a satisfação dos clientes. Porém, antes disso, é importante posicionar bem sua loja na internet para que ela chame a atenção do consumidor.

Nas lojas físicas, é importante ter sempre todos os produtos registados no sistema com os valores corretos, para que, na finalização das compras, não ocorra imprevistos, como valores errados, o que atrasa a compra e pode aborrecer o consumidor.

3- Utilize os canais de comunicação para ter a confiança do consumidor

Ter um alto nível de comunicação deve ser uma prioridade em qualquer negócio. Ou seja, deve disponibilizar várias alternativas para os clientes entrarem em contato com a empresa.

Além disso, deve ter uma equipa capacitada para tirar as dúvidas, analisar as necessidades e conseguir responder com rapidez e eficiência.

Construir uma boa imagem é uma tarefa que requer tempo, disposição e excelentes serviços. Contudo, destruí-la é muito mais fácil. Para isso, basta apenas cometer erros que mostram desrespeito com o consumidor.

Com uma boa comunicação, apresenta a sua marca, interage com o público-alvo com inteligência e conquista a empatia e a confiança dos seus clientes.

4- Valorize os clientes fiéis

Se quer conquistar a confiança do consumidor, deve valorizá-lo. Uma maneira de fazer isso é oferecer benefícios especiais para aqueles que adquirem produtos e serviços do seu com frequência.

5- Demonstre que os seus serviços são elogiados

Não use as redes sociais apenas para destacar o lançamento de novos produtos ou serviços e responder a reclamações do público. Também pode aproveitar o Facebook, o Twitter e o YouTube, por exemplo, para mostrar que os clientes estão satisfeitos com o trabalho desenvolvido pela empresa.

Procure sempre divulgar também as novidades, como promoções e abertura de novas unidades. Uma boa comunicação ajuda a obter elogios sinceros e a fortalecer a imagem da marca. Não se esqueça de que a publicidade é alma do negócio.
Outra medida interessante é exibir, no interior do estabelecimento, troféus e placas referentes a prémios pelos serviços prestados. Assim, transmite aos clientes que trabalha com seriedade e competência, o que contribui para aumentar a credibilidade.