Marketing tech: que revolução é esta nas empresas?

Análise de dados, inovações e tecnologias disruptivas estão cada vez mais presentes nas agências e departamentos de marketing

27 · 09 · 2019

O mercado já designou termos como fintech, edutech e govtech, então porque motivo é que não haveria de existir o marketing tech? Afinal, o marketing sempre esteve à frente das tendências empresariais e não ficaria de fora dessa onda que reinventa os modelos e faz o mercado dar um passo em frente.

Os departamentos de marketing não ficaram de fora da corrida tecnológica para equipar as empresas com ferramentas e soluções inovadoras. A questão é saber se as equipas de marketing estão de facto a utilizar as tecnologias que possuem para alcançarem resultados surpreendentes.

Marketing tech significa a combinação de tecnologias disruptivas com a atividade de estruturar, divulgar e oferecer produtos e serviços aos consumidores. Portanto, hoje em dia basicamente qualquer profissional que trabalhe com marketing digital já está a atuar no universo de marketing tech.

Isso ocorre porque há diversas opções de ferramentas tecnológicas para a área de marketing. O site Martech Today, por exemplo, já contabilizou no mínimo 50 categorias de tecnologias de marketing. Essas categorias incluem desde softwares voltados para a programação de medias até gestão de dados nas redes sociais e seminários na internet (webnars).

Há ainda os sistemas inteligentes de venda, ferramentas de atração, nutrição e conversão de leads além de outras tecnologias como a realidade virtual e a realidade aumentada que ajudam na experiência do cliente. Tudo isso faz parte do grande “pacote” que chamamos de marketing tech.

As cinco ferramentas de 2019

Embora a inclusão de novas tecnologias no marketing esteja em expansão, o que estudos revelam é um “travão” no investimento em ferramentas e softwares por parte dos profissionais e empresas. Nos Estados Unidos, berço do marketing, esse investimento diminuiu 15% em 2017 comparado ao ano anterior.

Essa reação está muito ligada ao aumento da oferta e a redução de custos das tecnologias. No entanto, pode ser vista também como uma indicação de ponderação e bom senso por parte dos gestores. O que os especialistas acabaram por descobrir é que muitas empresas ainda não estão a utilizar totalmente a tecnologia que já possuem. Como consciência deste facto, os líderes começaram a avaliar melhor o valor real do que a empresa dispõe e quais são as necessidades para dar novos passos rumo à revolução tecnológica.

Estará a sua empresa na mesma situação? Veja quais são as novidades tecnológicas que estão a surgir neste ano para o marketing e perceba o que já está a ser utilizado na sua realidade.

#1 Marketing de conteúdo

O conteúdo por si só tornou-se uma das principais estratégias do marketing da atualidade. O Showpad é a ferramenta do momento para personalizar o conteúdo com base no comprador e permitir a interação e partilha de informações. É uma forma de analisar o comportamento dos clientes diante do conteúdo produzido, de modo a perceber o que estão a visualizar e por quanto tempo são atraídos pelo que a empresa partilha. É uma maneira de segmentar o público e entregar um conteúdo personalizado e mais eficaz.

2# Redes sociais

Esta é sem dúvidas uma das áreas com maior número de ferramentas para ajudar no trabalho de marketing. No entanto, é a Hootsuite, existente no mercado já há algum tempo, a ferramenta das redes socias que se mantém entre as preferidas das empresas e profissionais do marketing. O software foi o mais comprado em 2017 e 2018, ficando em primeiro lugar seja em escuta, monitoramento, revisão ou gestão das redes.

3# Banco de dados

A falta de experiência para analisar as informações recolhidas é um dos desafios enfrentados pelos profissionais de marketing. É por isso que as ferramentas que ajudam neste aspeto são vistas com bons olhos. A principal delas tem sido a Microsoft Power BI. O programa de visualização de dados tem recursos para arrastar e soltar, além de visualizações que vão além de tabelas e gráficos de barras.

4# Análise e otimização

O Google Analytics for Business é considerado nas pesquisas como a melhor escolha para a análise e otimização dos serviços na web. Essa ferramenta completa da Google facilita a compreensão dos dados e ajuda na decisão de quais são as melhores estratégias de marketing para cada situação. Isso implica numa melhoria contínua. Embora a plataforma exija conhecimentos mais avançados para a sua melhor utilização, tem sido há alguns anos a escolhida pelas empresas e profissionais do marketing como a melhor forma para obter tráfego relevante na internet.

5# SEO

Para aprimorar as técnicas de pesquisa, O maestro tem sido a principal escolha das empresas. Trata-se de uma plataforma de SEO que fornece informações sobre o que os públicos desejados estão a procurar pela web. Além disso, facilita a comparação de o quão bem a empresa está classificada para as pesquisas e quem são os seus concorrentes.

6# E-mail marketing

Por fim, uma das principais estratégias ainda muito utilizadas, o e-mail marketing, tem sido amparada por ferramentas como Salesforce Email Studio. Embora ainda haja algumas reclamações por parte dos utilizadores, principalmente no aspeto DIY, esta é a única ferramenta que os revisores podem concordar que é a melhor nesta corrida tecnológica do marketing. O software tem feito a sua parte e lançado novos recursos, o que o torna mais competitivo em relação a outras ferramentas de automação de marketing. Entre as vantagens destacam-se a personalização, organização e a possibilidade de visualizar e-mails em mais de 70 navegadores, dispositivos e clientes de e-mail, tudo dentro do fluxo de trabalho do produtor de conteúdo.

Tendo em vista que o baixo desempenho dos conteúdos é uma das principais preocupações dos profissionais do marketing, as tecnologias citadas neste artigo podem ser uma saída para afastar este “fantasma”. Com a ajuda delas, o conteúdo pode deixar de ser ignorado ou de ser um incômodo para o consumidor. Em vez disso, o trabalho do marketing pode tornar-se uma fonte de informação e de entretenimento para os clientes. Afinal, o marketing tech pode ampliar a possibilidade de criar conteúdos inteligentes, que combinam conhecimento e relevância para o consumidor.