Empresas portuguesas mais sustentáveis da Europa

A sustentabilidade está a ganhar cada vez mais importância no mundo empresarial e Portugal já tem algumas das empresas mais sustentáveis do mundo

24 · 04 · 2019

As empresas estão cada vez mais atentas a outros valores e novas métricas que vão para muito além dos números financeiros, como as receitas e os lucros. Num mundo em constante mudança, em que os recursos naturais estão a tornar-se escassos e em que se começam a quantificar os impactos negativos das alterações climáticas, apura-se a consciência dos empresários e gestores para o tema da sustentabilidade e da responsabilidade social.

Simplificando, uma empresa sustentável é aquela que desenvolve a sua atividade tendo em conta o impacto da sua operação nas diversas esferas de influência, desde a comunidade aos colaboradores, passando pelo ambiente. O objetivo é potenciar os impactos positivos e minimizar os negativos.
As empresas com políticas de sustentabilidade têm, por isso, um maior envolvimento com a comunidade e adotam práticas éticas e transparentes no relacionamento com os seus parceiros, fornecedores e colaboradores.

A adoção de práticas sustentáveis traz benefícios para as empresas porque por um lado ajuda a reduzir os seus custos operacionais e, por outro, aumenta o nível da reputação. Os consumidores estão a tornar-se cada vez mais exigentes e tendem a valorizar as empresas que adotem políticas de sustentabilidade e de responsabilidade social.
Em termos práticos, como se implementa um política de sustentabilidade numa empresa? Pode começar por definir um conjunto de medidas com o objetivo de reduzir o desperdício na sua empresa, como por exemplo, fazer a reciclagem do lixo, procurar informação sobre a regulamentação ambiental ligada ao seu setor de atividade ou implementar sistemas de gestão ambiental que garantam a certificação ambiental da sua empresa.

Em Portugal, a maior parte das grandes empresas já estão a seguir este caminho e atualmente, algumas já são reconhecidas como as mais sustentáveis da Europa. Veja os seguintes exemplos:

EDP é uma das empresas mais sustentáveis do mundo

O Grupo EDP é a única empresa portuguesa que integrou, em 2018, a Euronext Vigeo World 120 – uma medida de desempenho que distingue as 120 companhias a nível mundial, que incorporam e promovem práticas de sustentabilidade.

Pelo sétimo ano consecutivo, a EDP aparece também nos índices Euronext Vigeo Eiris (Euronext Vigeo Eiris World 120, Euronext Vigeo Eiris Europe 120 e Euronext Vigeo Eiris Eurozone 120). O Grupo confirma assim, desde 2012, a sua presença nestes três índices que incluem as melhores empresas em termos de desempenho ESG (ambiental, social e de governance).
Estas distinções baseiam-se numa análise de desempenho que utiliza mais de 300 indicadores, em tópicos tão diversos como Direitos Humanos, Recursos Humanos, Envolvimento com a Comunidade, governo societário, Ambiente e comportamento nos negócios.

Jerónimo Martins também já é uma das empresas mais sustentáveis da Europa

O Grupo Jerónimo Martins também foi integrado no Euronext Vigeo-Eiris Europe 120, que neste caso é uma lista que inclui as 120 empresas mais avançadas da Europa a nível de práticas de sustentabilidade, sendo o único retalhista português a figurar neste índice.

Foram valorizados vários compromissos assumidos pelo Grupo Jerónimo Martins, dos quais se destacam: a redução da pegada carbónica em 5% entre 2018 e 2020; a redução do desperdício alimentar do Grupo em 10% no mesmo período, face a 2016, e a determinação em reduzir para metade até 2025.

As boas práticas do Grupo na relação entre prosperidade económica, desenvolvimento social e preservação ambiental têm vindo a ser reconhecidas internacionalmente com a inclusão em diversos índices, como o Eurozone 120, também da Euronext Vigeo-Eiris, ou os FTSE4Good Global e Europe Indexes.

No conjunto dos dois índices Euronext Vigeo-Eiris em que está incluído – Eurozone 120 e Europe 120 - o Grupo Jerónimo Martins encontra-se agora na categoria de Advanced, o nível de desempenho mais elevado, e com uma avaliação de 94% quanto à divulgação de informação de sustentabilidade, o que representa um aumento face a 2016.

Galp é a terceira mais sustentável do mundo

Segundo a Eco Sapo, não há nenhuma energética na Europa que ultrapasse a Galp em sustentabilidade. A energética portuguesa foi distinguida pelo Dow Jones Sustainability Index (DJSI) como a melhor da Europa. Já no ranking mundial de sustentabilidade, entre 71 empresas, conseguiu alcançar o terceiro lugar do pódio.

Na dimensão ambiental, os melhores resultados da empresa foram obtidos nos campos das estratégias climáticas e dos riscos relacionados com água.

Há sete anos consecutivos que a Galp integra a lista das empresas destacadas e reconhecidas no DJSI, um indicador da performance financeira das empresas, graças às suas políticas de sustentabilidade. No ano passado, a empresa liderada por Carlos Nuno Gomes da Silva aumentou o seu percentil neste índice de 93 para 96, o que garantiu o terceiro lugar na edição de 2018.

A melhoria de um ano para o outro teve, sobretudo, a ver com a dimensão social, com particular destaque para a categoria de segurança e saúde ocupacional. No entanto, a energética portuguesa destacou-se também noutras áreas: gestão de risco, reporte ambiental e atração e retenção de talento.

O índice DJSI foi criado em 1999 como o primeiro indicador da performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade a nível global. Os membros deste índice são classificados como as empresas mais capazes de criar valor para os acionistas a longo prazo, através de uma gestão eficaz dos riscos associados a fatores económicos, ambientais e sociais.