Google My Business: aumente o alcance da sua empresa

É provável que já conheça a ferramenta, mas sabe como usá-la para aumentar o alcance e aparecer na pesquisa dos consumidores?

02 · 07 · 2019

O Google My Business é uma das principais ferramentas da Google para impulsionar o marketing e as vendas com a promoção da empresa pela internet. Veja agora como utilizar nos seus negócios.

Já sabemos que o consumidor atual está mais informado do que nunca. Antes de efetuar uma compra, a internet é o primeiro sítio a ser visitado. Estudos revelam que no Natal, por exemplo, 60% dos portugueses recorrem a plataformas online para pesquisar prendas. A tendência é igual para quem procura por serviços.

Por isso, ter uma forte presença digital tornou-se fundamental para as empresas. Foi a pensar nisso que a Google criou há alguns anos a ferramenta Google My Business (ou Google Meu Negócio). Nessa plataforma, é possível disponibilizar aos clientes todas as informações importantes da sua empresa.

Embora seja ideal para os negócios, há ainda muitas empresas que não sabem como impulsionar a sua presença online e desconhecem esse tipo de serviço. Caso se tenha identificado com esse problema, está no lugar certo. Saiba mais sobre essa ferramenta neste artigo.

Google My Business: o que é e como funciona

A primeira impressão que temos ao abrir o Google My Business é que não há ali grandes novidades. E não há mesmo. O que a Google fez foi reunir boa parte das suas ferramentas numa só plataforma. Esta é, portanto, a grande funcionalidade do My Business.

A ferramenta concentra numa só página a oferta de um pacote completo com recursos empresariais em torno do motor de busca, dos mapas e outras soluções de comunicação. Há ainda uma área de perguntas e respostas sobre essas mesmas ferramentas.

Todos os recursos são disponibilizados de forma gratuita e servem para a divulgação da sua empresa, inclusão de dados de contacto, morada, website, redes sociais, horário de funcionamento, avaliação de clientes, fotos e, principalmente, a localização no Google Maps.

Em tempos de otimização de recursos de pesquisa, o Google My Business pode ser fundamental para amplificar o alcance de páginas corporativas ou de e-commerce que as empresas já possuam e assim aumentar a sua presença no próprio Google. Isso dá uma notoriedade pública, geral ou direcionada, que dificilmente seria possível por outros meios.

A funcionalidade do Google My Business é, portanto, ajudar na gestão da presença online do seu negócio. Uma ferramenta para auxiliá-lo nos meios digitais de forma que ganhe relevância e autoridade no mercado.

5 benefícios para a sua empresa

google my business imr

Ao otimizar a sua presença e gerar conteúdo relacionado aos seus produtos ou serviços irá permitir que qualquer pesquisa no motor de busca do Google ou no Google Maps pode gerar resultados que correspondam às informações fornecidas sobre o seu negócio. Por isso, entre as grandes vantagens do Google My Business estão:

  • Disponibilização de informações aos consumidores;
  • Melhoria no relacionamento com os clientes;
  • Maior presença digital;
  • Possibilidade de analisar dados;
  • Acesso fácil e sem custos a informações importantes;

1# Disponibilização de informações aos consumidores

Estar entre as respostas de pesquisa dos consumidores é um dos principais benefícios que a ferramenta oferece. Como sabemos, melhor preço ou promessa de qualidade já não convencem o consumidor. Por outro lado, a transparência sim.

Ao disponibilizar dados da sua empresa ao utilizador, fica mais fácil captar leads e aumentar o fluxo de vendas ou pedidos de serviços. Por isso, aproveite a plataforma para fornecer todos os dados sobre o seu negócio e que sejam importantes para a tomada de decisão do consumidor.

2# Melhoria no relacionamento com os clientes

Na plataforma do Google My Business os clientes podem deixar comentários e dar feedbacks em relação aos seus serviços e produtos. Da mesma forma, também é possível respondê-los e assim aumentar a interação com o seu público.

No caso de empresas com morada física, é possível disponibilizar fotos da fachada ou dos espaços internos do estabelecimento. Uma alternativa simples para que conheçam ainda mais o seu negócio e assim reforçar a aproximação entre marca e consumidor.

3# Maior presença digital

A presença digital tornou-se indispensável para qualquer negócio e como sabemos, sempre que precisamos pesquisar qualquer coisa que seja, vamos ao Google. É o que fazemos quando queremos encontrar determinado produto, serviço ou empresa, por exemplo.

O Google é o principal motor de buscas da atualidade e por isso, possui um alto nível de confiabilidade. Estar posicionado entre os primeiros resultados de pesquisa acaba por ser mais um motivo para que os consumidores se lembrem da sua empresa entre as primeiras opções de compra.

A ferramenta do Google My Business acaba, portanto, a ser também mais um canal de comunicação da sua marca, pois ajuda a aumentar a presença digital com uma atuação segmentada.

3# Possibilidade de analisar dados

A plataforma também disponibiliza uma série de resultados sobre a performance da sua empresa na internet. Com essas informações é possível ver como os clientes pesquisam sobre o seu negócio, quantos fizeram contacto direto, como chegaram até à sua empresa e também como está o seu desempenho online.

São informações importantes, principalmente para o setor de marketing, que terá mais facilidade em criar ações que cheguem ao público certo.

4# Acesso fácil e sem custos a informações importantes

Um dos principais benefícios do Google My Business é que todas as suas funcionalidades de registo de informações, publicação de imagens, localização do Google Maps, comentários e feedbacks são gratuitas.

Além disso, a plataforma funciona de forma rápida e pode ser acedida também por uma aplicação do Google My Business. Assim as atualizações e a resposta aos clientes pode ser feita de qualquer lugar através de um dispositivo móvel.

De um modo geral, percebemos que o Google My Business é um facilitador ao reunir todas as ferramentas criadas para cooperar com as estratégias do seu negócio. Se ainda não faz uso da plataforma, experimente-a. Perceba como as funcionalidades podem ser aplicadas ao seu modelo de negócio para que desenvolva ações segmentadas que possam aumentar as suas vendas.

É mais uma oportunidade de ampliar a presença da sua empresa na internet, atrair e conquistar mais clientes, além de se consolidar no mercado.