Como tirar proveito das tendências?

GS&IMR participa do Rock in Rio Innovation Week para falar sobre a relação entre o autoconhecimento e a maneira ideal de aproveitar as tendências

02 · 07 · 2019

Já teve a impressão de que hoje em dia tudo virou tendência? Experimente digitar o termo em português ou na sua versão em inglês, “trends”, em qualquer motor de pesquisa. Uma série de assuntos, de diferentes setores, deve aparecer na sua página. Afinal, parece que até a própria tendência virou uma tendência.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, ser tendência ou estar atualizado nas tendências não é uma restrição de grandes empresas ou do mercado da moda. Diariamente “surfamos” pelas grandes ondas da inovação que inundam o nosso quotidiano. Por isso, pode ser um ponto-chave saber o quanto cada um participa nesse processo de inovação.

Foi para falar mais sobre o conceito de tendências e ajudar as pessoas a perceberem-se como atores ativos no processo de inovação que o consultor e partner da GS&IMR, André Almeida, participou na manhã desta terça-feira, 2 de julho, de um Workshopna conferência Rock in Rio Innovation Week. O consultor apresentou-se juntamente com Patrícia Santiago, CEO da Indie Comunicação, e Susana Leonardi, Gestora de Processos de Inovação e Gestão do Conhecimento – VIATECLA.

O Workshop, denominado Trend Me - Como você pode tirar proveito das megatrends, pessoal e profissionalmente, aconteceu na sala Casa do Desenho, no LACS – Conde de Óbidos, em Lisboa. Numa integração sincronizada entre os palestrantes, a temática “tendências” foi introduzida ao público e exposta numa perspetiva mais particular, como destacou a gestora Susana Leonardi.

“A nossa ideia era desmistificar a questão das tendências como uma coisa que é só para grandes empresas ou apenas para quem pode pagar muito. Viemos mostrar que isso é uma coisa que acontece no dia a dia e que quando treinamos o nosso olhar, percebemos o que está a acontecer e assim conseguimos utilizar isso para o bem”, explicou.

Com a palavra: O Sábio!

rock-in-rio-innovation-week-2019-site2

O autoconhecimento dentro do conceito de tendências foi a maneira que os responsáveis pelo Workshop encontraram para inspirar, conectar e proporcionar uma experiência diferente dentro do próprio Rock in Rio Innovation Week. Para isso, foi preciso falar do comportamento das pessoas e utilizar o autoconhecimento para a deteção das próprias tendências.

Além das apresentações de André Almeida, Susana Leonardi e Patrícia Santiago, o público também pôde partilhar dos conhecimentos de uma figura inusitada: “O Sábio”. O personagem de barba e cabelos brancos é interpretado por André Almeida, que investiu no lúdico para chamar a atenção das pessoas à temática proposta.

“A GS&IMR tem vários programas de formação e todos trazem um personagem que se manifesta no momento da principal conversa. Neste caso, utilizamos o personagem chamado "O Sábio". Ele é um antigo ser, que habita a Terra há milhares de anos e teve contacto direto com pessoas como Sócrates, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Paulo de Tarso, e é por meio desses seres mundialmente conhecidos que O Sábio ilustra os quatro perfis comportamentais, traçando uma linha do tempo até o quotidiano das pessoas presentes no evento”, clarificou André Almeida.

A intervenção agradou aos ouvintes, que manifestaram-se positivamente em relação à metodologia abordada no Workshop, como foi o caso da coach Sónia Anjos. “Já conhecia o exercício em si porque sou desta área, mas achei engraçada a maneira como foi apresentado, contando a história através do Sábio. Acho que faz muita diferença porque aprendemos muito através de histórias e do nosso imaginário, então foi uma forma muito inteligente de passar o conteúdo para que nunca mais esqueçamos”, comentou a participante.

A avaliação do público também foi positiva nos feedbacks deixados pelos ouvintes ao final do Workshop. “Tivemos uma plateia interessada, com um perfil muito empreendedor. Fizemos uma proposta que foi consistente para este público e eu gostei muito do resultado, superou as minhas expetativas”, comentou a CEO Patrícia Santiago, responsável por reunir os profissionais André Almeida e Susana Leonardi no Workshop.

O evento

Este foi o primeiro dia do Rock in Rio Innovation Week, que acontece até sexta-feira, 5 de julho, no LACS – Conde de Óbidos. Embora muitos o chamem de conferência, o evento autodeclara-se como uma “experiência de aprendizagem”.

É a segunda vez que o Rock in Rio Innovation Week acontece em Lisboa. Aproximadamente um ano depois da sua primeira edição, o evento propõe um espaço descontraído para discutir carreiras e trazer novidades nas áreas de inovação e novas tecnologias face às mudanças causadas pela 4ª Revolução Industrial sem perder o foco nas pessoas. O objetivo é inspirar, conectar e promover novas experiências para todos os envolvidos.