GS&IMR promove formação blended learning na empresa Bee

Baseada em blended learning, a formação da GS&IMR envolveu exercícios de autoconhecimento e novas experiências

28 · 02 · 2019

A GS&IMR realizou uma formação de Líder Coach na empresa Bee Engineering e o resultado não podia ter sido mais positivo. As duas empresas, juntamente com a Tasty Studio, formaram uma parceria, na qual a última irá ceder o espaço para a realização de atividades e a segunda irá contribuir com a construção de um jogo que vai complementar e dinamizar as formações da GS&IMR.

Para ajudar na concretização desse projeto, foi efetuada uma formação na sede da empresa, que contou com a participação dos líderes de setores. O objetivo foi não só mostrar o conteúdo do programa para perceberem que elementos poderiam ser “gamificados", como também formar os próprios participantes.  

“A ideia é que no futuro os participantes das nossas formações acedam a uma aplicação, criem o seu avatar e façam a primeira fase da formação num jogo. A segunda já vai ser dentro de uma sala de aula, onde vão aprender o conteúdo com um orador. Com base no modelo blended learning, o participante também terá atividades externas que são adaptadas a diferentes tipos de aprendizagem”, explicou André Almeida, partner da GS&IMR.

Durante a hora de almoço, a equipa foi conduzida para o Tasty Studio, onde os participantes foram desafiados a criarem uma pizza num determinado tempo, com as mesmas características das pizzas modelo já existentes. Essa dinâmica permitiu que todos saíssem da “sala de aula”, trabalhassem em equipa de forma competitiva e colaborativa, para aplicar na prática aquilo que tinham aprendido da parte da manhã. 

Sandrina Salgado, uma das participantes e responsável de RH na Bee, considerou esta atividade “extremamente interessante porque é uma forma de trabalhar em grupo, de uma maneira lúdica e diferente daquilo que é feito no dia a dia. É também uma atividade que permite a todos os elementos terem um contributo direto, pelo facto de toda a gente gostar de comer e de cozinhar”, acrescentou. 

Durante a formação também houve uma parte lúdica, na qual o orador encarnou a personagem de um sábio para falar sobre o autoconhecimento.

“O programa, que era sobre liderança, precisava de um sábio, o que nós hoje chamamos de coaching, uma pessoa de referência, para transportar a pessoa para um universo onde a parte ‘gamificada’ ganha vida”, esclareceu o orador e partner da GS&IMR. 

Durante a tarde foram feitos dois exercícios: o primeiro para os participantes analisarem como vão fazer a distribuição das atividades das suas equipas; e o segundo para listarem tarefas e projetos prioritários e transversais a todos os setores.

No final, todos os participantes mostraram-se satisfeitos com o resultado e assumiram que saíram da formação a saber usar no trabalho as ferramentas desenvolvidas. 

André Santos, um dos participantes e Product Manager da Bee, considerou que é “muito importante fazer este tipo de formações”, não só porque ajuda toda a equipa a conhecer melhor as pessoas com quem trabalham, como também “contribui para melhorar processos e resultados”. “Vai ajudar-nos a gerir melhor o nosso trabalho, a sermos líderes melhores e a criar outros líderes no futuro”, salientou.

Para Uriel Cordas, Art Director da Bee, o facto de a formação incluir “atividades pouco usuais” tornou a formação “bastante diferente, dinâmica e descontraída”. 

Os programas de formação da GS&IMR passam agora a ter uma nova configuração, baseada no blended learning, que combina o ensino presencial com o ensino à distância (através de um jogo).

 

Blended Learning – O que é e como funciona?

O blended learning é um modelo híbrido de educação, que conjuga duas práticas pedagógicas – o ensino presencial e o ensino à distância – em que o objetivo é melhorar o desempenho dos alunos.

Os formandos passam a dominar assuntos através de aulas online e têm a oportunidade de aprofundar mais os seus conhecimentos nas aulas presencias.

A aprendizagem combinada incentiva a personalização da experiência, amplia a experiência do aluno, porque permite que ele aprenda a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, e reformula o papel do instrutor.

A vantagem deste método é que os formandos não atuam de forma isolada, podem iniciar uma discussão em grupo e gerar uma grande troca de informações em tempo real.

Para além da flexibilidade para o formando, também permite que ele tenha mais tempo para avaliar o conteúdo que recebeu e pensar melhor nas suas dúvidas. Desta forma, os alunos não se sentem pressionados a fazê-lo em determinado momento.

Quais as vantagens do blended learning?

1-    Maior integração entre os participantes, o que resulta numa troca de experiências;

2-    Possibilidade de desenvolver dinâmicas coletivas;

3-    Redução de custos com a formação de grupos;

4-    Melhor capacidade de avaliação dos alunos;

5-    Possibilidade de realizar trabalhos de campo e visitas técnicas a locais de interesse;

6-    Humanização da relação entre a entidade formadora, o professor e o aluno;

7-    Melhores resultados de aprendizagem dentro dos prazos estabelecidos, com métodos mais diversificados e a colaboração entre os alunos é mais intensa.

Desta forma, uma solução de aprendizagem combinada pode ser mais eficaz para um número maior de participantes com diferentes níveis de habilidades e capacidades. Otimizar o contato presencial e aplicar a teoria em prática no trabalho melhora a capacidade do orador de ensinar e a capacidade do formando de adquirir o conhecimento necessário.