Como utilizar wearables para potenciar os negócios?

A “tecnologia de vestir” pode trazer grandes vantagens para diferentes segmentos

01 · 03 · 2019

Levar a tecnologia no próprio corpo tornou-se hábito entre as pessoas e cada vez mais é maior o número de utilizadores das wearables, ou seja, das tecnologias possíveis de vestir. Seja na forma de relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual, os dispositivos têm evoluído rapidamente, e a tendência é que estejam cada vez mais acessíveis ao grande público.

A julgar por 2018, a propensão é de que neste ano haja um incentivo contínuo por parte de empresas como Google, Apple, Samsung e Nike para criar melhores experiências com os wearables. Uma pesquisa brasileira, da Consultoria IDC, previu a venda de mais de 200 milhões de wearables no mundo até 2022, sendo que 43 milhões serão smartwatches.

Os números mostram um mercado com potencial de investimento, seja para analisar os dados gerados por esses equipamentos, seja para criar novas aplicações para eles ou dinamizar tarefas do quotidiano empresarial. Portanto, está mais do que na hora de pensar como acompanhar essa tendência e utilizá-la para alavancar os seus negócios.

Primeiro, entenda do que se trata a tecnologia wearable

Em tradução simples, wearable é uma “tecnologia de vestir”, ou seja, é a mesma tecnologia utilizada em computadores e telemóveis, porém, implantada nos acessórios do uso quotidiano, tal como relógios, óculos e até mesmo sapatos. Os itens reúnem moda e funcionalidades antes vistos apenas nos smartphones.

O primeiro wearable tal como conhecemos foi criado em 2008. Era uma pulseira que tinha por objetivo monitorar exercícios físicos. A “tecnologia de vestir” ganhou ainda mais notoriedade em 2013, com o surgimento dos óculos inteligentes da Google, mas disseminou-se com os smartwatches da Apple. De lá para cá o mundo dos wearables só cresce. Os relógios estão cada vez mais inteligentes, os trackers de fitness acompanham ainda mais e os auriculares com realidade aumentada e virtual têm misturado ainda mais o mundo físico e o digital.

Portanto, os wearables são o ponto mais recente na linha do tempo da evolução tecnológica. Ou seja, depois dos computadores que ocupavam salas inteiras, foram criados os computadores pessoais (PCs). Depois, a tecnologia contida nos PCs foi adaptada aos portáteis que assemelham-se a um caderno e podem ser levados para todos os lados. Dos portáteis vieram os smartphones, que podem ser comparados a computadores de bolso e já foram considerados extensões do corpo humano. Agora, surgem as “tecnologias de vestir”, que permitem levar a tecnologia junto ao corpo, em acessórios comuns ao vestuário.

Percebe? Então, veja como usar a nova tecnologia nos seus negócios:

Facilidade na gestão de tarefas

Os relógios inteligentes podem ser ótimas ferramentas na hora de controlar as tarefas do dia a dia e aproveitar o tempo de trabalho da melhor maneira. Os dispositivos podem enviar notificações sobre programação de atividades o que facilita o controlo mais efetivo dos horários e compromissos.

Os wearables também simplificam operações básicas de logística operacional. Os sensores contidos nos equipamentos com essa tecnologia podem guiar o colaborador por um caminho mais rápido, o que proporciona melhorias no fluxo de trabalho e reduz o tempo ocioso.

Agilidade no atendimento

Já imaginou ter todos os dados de que precisa sobre algum cliente bem à frente dos seus olhos? Com os óculos inteligentes, capazes de projetar informações nas lentes, isso é possível.

Durante um atendimento, sem nem ter de desviar o olhar, o profissional pode ter acesso a informações valiosas, tal como o perfil do cliente, pedidos anteriores, ocorrências, histórico de compras e pagamentos, entre outros. Tudo de uma maneira discreta. 

Por outro lado, quando é o cliente quem faz uso dos óculos, uma possibilidade é permitir que todas as informações sobre os produtos (preço e formas de pagamento, por exemplo) sejam mostradas na lente dele enquanto caminha pela loja.

Além disso, a experiência do cliente na hora das compras também pode tornar-se mais positiva através da simplificação de tarefas. Os pagamentos, por exemplo, podem ser feitos através dos smartwatches.

Monitoramento dos colaboradores e dados de produção

As empresas que se preocupam em aumentar o desempenho dos seus profissionais só têm a ganhar com a nova tecnologia. Com os relógios inteligentes é possível monitorar a saúde dos funcionários, pois os aparelhos permitem medir a pressão arterial, os batimentos cardíacos, a rotina do sono e das atividades físicas, entre outros aspetos que influenciam diretamente na produtividade dos funcionários.

As métricas de produção também tornam-se mais acessíveis com o uso dos wearables na recolha de dados. Os acessórios podem trocar informações diretamente com as máquinas de uma fábrica, por exemplo, e facilitar a produção dos relatórios de desempenho. Outro exemplo é o caso das equipas de vendas, que, através dos relógios inteligentes, podem distribuir informações do trabalho e analisar de uma forma mais rápida os resultados diante das metas.

Como vimos, a utilidade dos wearables não se restringe apenas a melhorias de um sector ou de alguma atividade específica. Essa novidade tecnológica traz também a possibilidade de gerar soluções para diversos segmentos ao beneficiar muitas áreas. É uma nova forma de pensar os negócios, mas que só está disponível para empresas que são suscetíveis a mudanças e ao uso das tecnologias para agregar valor e ter mais produtividade.