IMR conecta retalhistas portugueses

A segunda edição da conferência focou em novas tecnologias do retalho, experiências de compra e comportamento do consumidor

05 · 11 · 2018

Um evento para partilhar informações, mostrar a realidade de diferentes mercados e agregar valor ao retalho português. Assim foi o Retail Innovations 2018, organizado pelo Instituto de Marketing Research – IMR, com apoio da GS&IMR. A segunda edição da conferência aconteceu em Lisboa, na terça-feira, 30, no hotel Dom Pedro Lisboa e reuniu mais de 110 participantes.

Com a perspetiva de conectar os presentes com o futuro do retalho, o programa deste ano baseou-se em seis temáticas: Omnichanel Trends, Tech Trends, Engagement Trends, Human Trends, Store Experience Trends e Retail Trends. Sete oradores foram responsáveis pela condução dos temas, em apresentações divididas durante a manhã e tarde.

Os partners do IMR, João Coutinho Ferreira e Marcos Pais Henriques, expuseram, em primeira mão, dados sobre as tendências comportamentais dos consumidores portugueses. “Um dos grandes objetivos do evento era demonstrar os resultados que tínhamos obtido sobre o pensamento dos portugueses face ao retalho. Queríamos saber se algumas tendências mundiais são ou não suscetíveis de declinar em Portugal.  Os resultados demonstraram que sim e foi isso que nós apresentamos”, explicou João.

O programa teve sequência com a apresentação de Pedro Dionísio, professor da ISCTE. O especialista apresentou um estudo sobre o comportamento dos jovens portugueses (Millennials) em relação aos conceitos do retalho. Dentro da mesma temática, Frank Quix, diretor geral da Q&A (empresa holandesa do Grupo Ebeltoft especializada em Insights e Retalho), apresentou os resultados de uma pesquisa feita na Europa, Estados Unidos e China que demonstra como o mercado está a mudar globalmente e como as pessoas, tecnologias e economia estão a conduzir essa mudança.

À tarde, André Almeida, partner na GS&IMR (empresa de formação), abriu as apresentações. O orador focou na relação entre humanos e máquinas dentro do retalho e como ela pode influenciar na jornada dos consumidores em vários tipos de retalho. Na sequência, Tiago Quaresma, diretor de marketing do grupo Museu do Pão, partilhou suas experiências à frente de empresas como “O Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa”, com foco na possibilidade de variadas experiências dentro de uma só loja. Para finalizar o programa, Marcos Gouvêa de Souza, que é diretor-geral do grupo brasileiro GS& Gouvêa de Souza, apresentou as cinco tendências mais relevantes das lojas físicas por todo o mundo.

A diversidade de oradores foi bem vista pelos participantes. “Acho que o que fez a diferença foi o conteúdo, ou seja, a partilha de outros mercados, outras realidades, no fundo abrir a mente para diferentes formas de trabalhar. Os oradores foram muito interessantes. Trazer pessoas de fora e com outras experiências acho que é sempre muito bom", destacou Sofia Martins, representante da Nestlé.

O Retail Innovations 2018 foi considerado um sucesso pelos organizadores. Como sublinha João Ferreira, os participantes demonstraram gostar muito do evento, além de ficarem sensibilizados com o que está por vir no retalho. Com o feedback positivo, o partner do IMR garante que o Retail Innovations 2019 é já uma certeza.

 

 

 

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