Study tour pelo retalho português

O IMR recebeu a comitiva brasileira, que veio à conferência Web Summit 2018, para um tour pelas empresas modelos de Portugal

06 · 11 · 2018

A Web Summit 2018 arrancou na segunda-feira, 5 de novembro, e Lisboa está cheia de visitantes que vieram para acompanhar o maior evento de tecnologia do mundo. Uma delegação da GS&MD, empresa brasileira parceira do IMR – Instituto de Marketing Research, chegou no domingo para participar na conferência, mas antes de imergir nas novidades do mundo tecnológico, o grupo foi convidado pelo IMR a fazer um study tour por empresas que são referências no retalho português.

O roteiro organizado pelo IMR e GS&IMR dividiu-se em dois dias de visitas. O primeiro aconteceu na segunda-feira, 5 de novembro, com um programa mais voltado ao conceito da “Portugalidade” dentro do retalho. Os participantes puderam conhecer empresas que apostaram na cultura portuguesa como estratégia de marketing na jornada do cliente. Na sexta-feira, 9 de novembro, a comitiva fará novas visitações, desta vez, com um olhar mais voltado às novidades tecnológicas dentro do retalho.

Logo pela manhã, a comitiva de 10 brasileiros foi recebida no IMR para uma conversa com os partners João Ferreira e Marcos Henriques, e sua equipa. Do Restelo, eles partiram para o Intendente, onde visitaram “A Vida Portuguesa”. O almoço fez parte do roteiro na visita ao TimeOut Market e o programa da tarde ficou por conta das lojas da Fábrica Comur.

O study tour foi pensado para que os participantes brasileiros aproveitassem da melhor forma o dia livre antes da abertura do Web Summit, que aconteceu ao final da tarde de segunda-feira. Nas visitas, eles tiveram a oportunidade de conhecer alguns modelos de retalho, viver diferentes experiências de compra e inspirar-se em empresas modelos de Portugal para levar inovações ao Brasil.

Essa é a segunda vez que o IMR organiza visitas técnicas para uma delegação brasileira da GS&MD. Jean Carlo Klaumann, vice-presidente de digital na Linx, esteve no roteiro do ano passado e gostou tanto que neste ano resolveu repetir a dose. Para ele, o primeiro dia de study tour deste ano trouxe algumas provocações bem importantes de portugueses que estão a reinventar seus negócios num mercado que está a digitalizar-se de forma intensa. “No ano passado tivemos ‘uma pegada’ um pouco diferente. É um tour muito curioso, não só pelo aspeto turístico, mas pelos insights de business. Agora, podemos levar algumas mensagens aos retalhistas brasileiros de como se diferenciar em um mercado tão restritivo”, destacou Jean.

A cultura portuguesa: uma aposta do marketing sensorial

Os sentidos humanos estão cada vez mais a ser explorados pelo marketing das empresas como uma estratégia para diferenciar-se no mercado através da experiência do consumidor. Algumas marcas portuguesas sabem disso e estão a desenvolver um grande potencial de comunicação para reforçar uma imagem positiva na mente de seus consumidores.

No study tour, os participantes puderam vivenciar tais investimentos pela empresa “A Vida Portuguesa”. Bárbara Simões, responsável pela comunicação, contou a história das lojas criadas pela jornalista Catarina Portas. Os visitantes tiveram a oportunidade de perceber não só o charme dos artigos que marcaram história no retalho português, como o potencial de um negócio que nasce com o objetivo de preservar a cultura local.

A sequência do roteiro foi no TimeOut Market. Antes do almoço, Catarina Ferreira, curadora e directora de comunicação do mercado, explicou como uma revista está à frente do maior sítio de restauração em Lisboa. Para Marcelo Ferreira, da Duty Free Dufry, as visitas da manhã foram muito produtivas. “Achei bastante interessante cada local que fomos. As histórias que nos foram contadas deixam muito clara a possibilidade dessas estratégias de negócio serem implementadas em outros locais. Acredito que entender a cultura do retalho no país e conversar com o pessoal de operações é muito bom”, comentou o brasileiro, que visita Portugal pela primeira vez.

Depois de viverem a experiência gastronómica do TimeOut, foi a vez da delegação brasileira conhecer os ‘mundos’ criados pela Comur. Desta vez, os visitantes tiveram a oportunidade de perceber o quanto a experiência do consumidor tornou-se a mais-valia no retalho português. Pedro Dias, director do grupo, conduziu os visitantes por três lojas lisboetas que homenageiam o setor nacional de conservas: a Loja das Enguias, a Conserveira de Portugal e o Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa.

“Para nós é extremamente gratificante poder receber colegas da área, porque todos nós trabalhamos no retalho, e é muito importante apresentarmos tudo que fizemos, além de colher ideias que nos vão sendo apresentadas pelas pessoas. Hoje tive a oportunidade de trocar impressões que são muito importantes para potencializar ainda mais o nosso projeto”, comentou Pedro.

saúde!

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O study tour organizado pelo IMR e GS&IMR terminou com um “gostinho” típico português. Todos foram convidados a degustar um copo de ginjinha num dos balcões mais tradicionais de Lisboa, na Rua Portas de Santo Antão.