IMR fala sobre retalho do futuro e e-commerce no Omnichannel Retail Show

O IMR é um dos parceiros de conteúdo do evento, com a co-organização de quatro painéis

25 · 03 · 2019

O auditório III, da FIL Centro de Exposições e Congressos de Lisboa, lotou na manhã desta segunda-feira, 25 de março, com a realização dos painéis “O Futuro do Retalho” e “E-commerce”. O IMR esteve presente nos dois, com a participação do partner João Ferreira. As intervenções fazem parte do programa do Omnichannel Retail Show 2019, que até terça-feira, 26 de março, reúne especialistas para falar sobre o tema alargado do retalho omnichannel, combinado com uma exposição de um conjunto de empresas.

Na área de conferências e painéis temáticos, o Omnichannel Retail Show 2019 compreende duas conferências omnichannel, compostas por diversos painéis, assim como vários painéis independentes. Contando,  no total, com 20 painéis e 80 oradores. O IMR é um dos parceiros de conteúdodo evento, com a co-organização de quatro painéis.

Durante a primeira parte da manhã, o partner do IMR, João Ferreira, participou num painel ao lado de José Alberto Rodrigues, Site Operations Lead da Zalando, Leonor Carvalho, Strategic Account Executive da Salesforce, Marta Lousada, Head of E-commerce & Digital Marketing da Sephora e Tiago Simões, Director de Marketing da Sonae MC. A moderação ficou a cargo de Pedro Miguel Silva, Associate Partner da Deloitte.

Aproximadamente 100 ouvintes acompanharam o painel que debateu sete tendências do retalho: personalização, consumo consciente, social retailing, automação, reinvenção da reposição, reinvenção da conveniência e reinvenção da loja.

Como estão os portugueses a comprar?

A segunda participação do IMR no Omnichannel Retail Show aconteceu a partir das 11h, quando João Ferreira apresentou os resultados de um estudo que analisou a recetividade dos portugueses nos canais de compra físicos e online. Além dos dados, o partner do IMR mostrou como está a jornada de consumo na compra digital e os tipos de produtos para o lar que são habitualmente comprados nas lojas digitais em Portugal.

Para encerrar a sua explanação, João Ferreira mostrou sete tendências apontadas pelo estudo: aumento da compra em mobilidade; aumento de pedidos com entrega imediata; aumento de métodos de compra preditiva; aumento competitividade e posições de lista de compras; aumento de aposta em soluções de personalização; aumento de soluções diretas com o consumidor e emergências das Digital Native Vertical Brands; aumento no desenvolvimento de parcerias.

“O retalho está a mudar não na continuidade, mas está por rutura, numa mudança radical. E isso porque os hábitos de consumo estão a mudar, porque estão a surgir novos canais de venda e porque estão a entrar novos concorrentes no mercado. Basicamente a Amazon e a Alibaba estão a fazer com que toda a dinâmica do retalho mude. O mercado percebeu que precisa, ou adotar o que eles estão a fazer, ou fazer outras coisas para minimizar o impacto da Amazon e da Alibaba”, explicou João Ferreira.

Para debater os resultados, o painel reuniu representantes de todo o ecossistema da compra online, produtores, retalhistas gestores de plataformas e operadores logísticos. Estiveram reunidos Alberto Pimenta, Diretor de e-commerce no CTT, António Ribeiro, Head Of Digital and Omnichannel no El Corte Inglês, Aurélio Duarte, Chief Marketing Officer (CMO) no Dominios.pt & Operations Manager na Lunacloud, Carla Pereira, Diretora de Marketing e Comunicação na Chronopost, César Marto, Tech Director Deloitte Portugal, João Palma Sales & Marketing Manager na DHL, Paulo Vivas, Digital Director no Grupo Nabeiro – Delta Café,  Rômulo Gomes Marketing Manager da OLX e Sara Teixeira, Customer Relation Director na Sonae MC.

A participação no painel foi vista com bons olhos pela Diretora de Marketing e Comunicação na Chronopost, Carla Pereira. “Foi muito importante estarmos presentes neste painel porque nos vai trazendo a possibilidade de falarmos sobre a nossa oferta e sobretudo de como nós podemos chegar ao mercado. O estudo também nos trouxe um insight muito interessante e útil”, comentou.

Quem também achou positiva a participação foi o Diretor de e-commerce nos CTT, Alberto Pimenta. “Os CTTs fazem parte do ecossistema do e-commerce em Portugal, por isso todas as iniciativas que tragam mais conhecimento e a possibilidade de partilharmos experiências entre os diversos parceiros são muito importantes para mantermos essa possibilidade de networking e constituirmos também um elemento importante para ajudar a desenvolver todo esse nosso mercado de e-commerce em Portugal que ainda revela grandes gaps, quer na média europeia, quer nos países nórdicos”, acrescentou.

Os painéis foram, portanto, grandes oportunidades não só para ter acesso a importantes dados estatísticos como para ter uma visão global e conjunta de todas as grandes valências da compra online.