IMR participa de encontro no país com o 2º maior mercado e-commerce do mundo

Os partners do IMR estiveram na Coreia do Sul para participarem na reunião anual do Grupo Ebeltoft, conhecerem o mercado local e partilharem internacionalmente as boas práticas já aplicadas em Portugal

15 · 10 · 2019

O mercado coreano cresceu significativamente nos últimos anos e foi para acompanhar de perto esse desenvolvimento que os partners do IMR, João Ferreira e Marcos Henriques, viajaram para Seul, capital da Coreia do Sul, no início do mês de outubro.

Realizado anualmente, no segundo semestre, em países fora da Europa, o encontro do Grupo Ebeltoft tem a finalidade de partilhar conhecimentos sobre a realidade do país anfitrião e apresentar produtos e propostas de desenvolvimento do Grupo. A reunião aconteceu entre os dias 3 e 6 de outubro e contou com 15 participantes de 11 nacionalidades.

Como único representante de Portugal, a participação do IMR no evento foi também uma oportunidade de mostrar o trabalho realizado tanto no que toca os estudos de mercado e consultorias, quanto em relação às novidades no retalho nacional. Com isso, a presença no evento foi avaliada positivamente pelo partner Marcos Henriques.

“Tivemos a oportunidade de apresentar a nossa metodologia para reposicionar conceitos num contexto de omnichannel, a qual foi muito bem recebida pelos nossos parceiros, tendo despertado bastante interesse em que a mesma possa vir a ser aplicada noutros países”, contou Marcos.

Esta não é a primeira vez que o IMR marca presença em reuniões internacionais. Os partners já participaram noutros encontros em Lisboa, São Paulo e estiveram em Milão no semestre passado.

O surpreendente retalho coreano

marcosejoaoemart

Marcos Henriques e João Ferreira em visita ao centro de distribuição E-mart.

Além da reunião com os membros efetivos do Grupo, de um modo geral, o programa incluiu um conjunto de apresentações de casos sobre as maiores inovações do retalho mundial e study tours em empresas representativas de Seul.

O encontro entre os membros foi organizado pelo parceiro dos EUA, McMillanDoolittle, que tem há 13 anos o conglomerado Shinsegae como cliente na Coreia do Sul. Essa relação possibilitou visitas às lojas de departamento, supermercados da cadeia PH Market (orientados para a classe alta), centro comercial, loja de eletrónica, de pet care, de crianças e outras, bem como o centro de distribuição da E-mart (comércio online de produtos alimentares) pertencentes ao grupo coreano. 

Devido à alta conectividade entre os consumidores – 93% utilizam a plataforma Kakao Talk e o uso de smartphones chega a 100% entre os Millennials – a Coreia do Sul divide com o Reino Unido o segundo lugar em termos de participação do e-commerce nas vendas totais do retalho (22,3%), ficando atrás apenas da China, que possui 35,3% de vendas online.

Em visita pela primeira vez no país, o partner do IMR, Marcos Henriques, afirmou ter ficado positivamente impressionado com o retalho coreano. “É um país com um grau de desenvolvimento muito elevado. A estrutura empresarial com base em conglomerados define a cultura das empresas. O retalho apresenta um grau de desenvolvimento muito alto, com grande cuidado na forma de organizar e expor o produto, bem como com grande enfoque no ambiente de loja”, comentou.

Marcos ainda destacou o alto nível do atendimento, com muita atenção ao cliente e o enfoque dado no upselling e no cross-selling. Apontou ainda uma curiosidade sobre as lojas de rua, com os conceitos de beleza e estética em grande destaque devido aos costumes dos consumidores coreanos, sobretudo dos Millennials, que possuem forte preocupação com a imagem pelo que são ávidos consumidores de produtos e serviços relacionados à estética.

O Grupo Ebeltoft

Com mais de 25 anos de experiência, o Grupo Ebeltoft é uma aliança global entre empresas de consultoria de 19 países. Há membros da Autrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Singapura, África do Sul, Espanha, Suíça, Tailândia e Estados Unidos.

O Grupo realiza pesquisas globais e estudos de tendências no retalho e combina as melhores práticas mundiais com observações detalhadas dos mercados locais. São informações relevantes fornecidas exclusivamente aos membros parceiros que assim possuem mais ferramentas para o desenvolvimento de soluções inovadores e a criação de oportunidades relevantes para os seus clientes.