O novo consumidor quer alternativas sustentáveis

Numa altura em que a preservação do planeta é colocada em causa, os consumidores veem a sustentabilidade da embalagem como um critério importante na sua decisão de compra

18 · 10 · 2019

As embalagens têm um papel crucial no nosso estilo de vida. Se não existissem, a maioria dos produtos ficariam danificados antes de chegar a uma loja. Porém, são apontadas como uma das principais inimigas na guerra pela sustentabilidade ambiental, porque são descartadas para o lixo depois de cada utilização.

É por estas razões que empresas e todos os setores tencionam reduzir o seu impacto ambiental negativo. Desde tornar as embalagens mais fáceis de reciclar depois de cada utilização, à integração de material reaproveitado nas novas, hoje em dia as empresas estão a criar embalagens para além de protegerem os produtos, contribuem para melhorar o ambiente. 

Esta forma de pensar está no cerne do modelo de economia circular, que se traduz na recolha de materiais usados e todo o processo que permite que possam ser reutilizados ou reciclados várias vezes. Desta forma, reduz não só o desperdício, mas também o impacto ambiental do plástico, contando com a presença de sistemas eficientes de recilagem e gestão de resíduos. 

Embalagens sustentáveis são alternativa ao plástico?

Várias organizações têm alertado para os hábitos que precisamos de mudar de modo a inverter a situação atual. As alternativas apresentadas incluem a produção e embalagens sustentáveis produzidas com novos materiais para a produção e que menos prejudiciais para o meio ambiente. Esta promete ser a solução para a redução significativa do plástico utilizado apenas uma vez e que encontramos em qualquer parte do mundo. 

A divulgação cada vez maior dos efeitos negativos associadas ao uso excessivo do plástico, faz com que os consumidores tenham mais consciência das suas escolhas e ações, que ainda continuam limitadas pela escolha dos materiais dos principais fabricantes de grandes indústrias. 

Apesar de ser urgente para os consumidores na hora de comprar, encontrarem soluções sustentáveis que diminuam os problemas relacionados com a dependência excessiva do plástico, é da responsabilidade das empresas criarem alternativas apoiadas na economia circular de recursos. 

De acordo com um estudo, a grande maioria dos inquiridos que tem por hábito comprar bebidas em embalagens de plástico não reutilizável e que tenciona devolver as embalagens estaria disponível para entregar as suas garrafas de bebidas não reutilizáveis por 2 cêntimos por cada embalagem.

Quais as vantagens das embalagens sustentáveis para a sua empresa?

shutterstock_1303876792

Atualmente os consumidores escolhem marcas com base no seu impacto social e ambiental e em que a sua produção assente em práticas que cumpram padrões de negócios mais éticos e sustentáveis.

Desta forma, as empresas precisam de ter mais atenção aos critérios de sustentabilidade de um produto e embalagem, para que possam eficazmente atender às expectativas dos seus clientes.

Neste artigo enumeramos as principais vantagens das embalagens sustentáveis nas empresas. Leia e verifique:

1-  Melhora a identidade da marca

A reputação de uma marca é construída através da gestão da imagem de uma marca perante o mercado. Ter a sustentabilidade a contribuir para esse processo pode significar uma forte estratégia de aproximação da marca ao público que deseja atingir. No entanto, a responsabilidade social não pode servir de apoio se não se observar que as ações da empresa são genuínas. Isso pode trazer consequências negativas e manchar ainda mais a sua imagem no mercado.

 

2-  Ajuda a diminuir os custos

Sustentabilidade não se resume só á utilização de materiais recicláveis na produção da embalagem. É necessário aplicar o conceito na linha de produção, criar alterativas para diminuir o desperdício e otimizar sistema para o reaproveitamento de materiais.

Com esta atitude pode influenciar positivamente toda a estrutura organizacional e mudar a maneira de pensar dos seus colaboradores. Posto isto, não há dúvidas que um negócio pode sustentável e ao mesmo tempo rentável.

3-  Pode resultar em benefícios legais

É importante que a sua empresa tenha atenção ao cumprimento das leis atuais num contexto em que as questões voltadas para a preservação ambiental estão na ordem do dia. O não cumprimento das normas resultam em problemas de fiscalizações que podem resultar até em punições graves. Além disso, até pode ser vantajoso para a empresa considerar pedidos legislativos, porque pode vir a usufruir de incentivos fiscais doados a organizações que adotem comportamentos sustentáveis durante a sua cadeia produtiva.

4- Assume-se como uma vantagem competitiva

Um negócio torna-se mais competitivo quando todos os processos adotam iniciativas sustentáveis. Esse tipo de atitudes pode reverter-se: em redução de custos, facilidades no stock, recursos utilizados em menor escala, associado a uma publicidade mais atrativa e conquista de novos clientes.

A identidade corporativa associada à preocupação ecológica resulta na diferenciação de uma empresa em relação às concorrentes. Por isso, é necessário refletir como se movimentar estrategicamente para que não fique atrás dos seus concorrentes.

4-  É sobretudo uma influência positiva

Ao assumir um papel de referência numa sociedade, uma empresa com consciência e preocupação ambiental terá tendência a influenciar de forma positiva, através dos seus exemplos, os colaboradores que dela fazem parte. Assim, está a contribuir para que mais pessoas possam mudar comportamentos e agir de forma mais sustentável não só dentro do trabalho, mas também fora.

Tetra Pak já investiu 80 milhões de euros em embalagens sustentáveis

De acordo com a revista Grande Consumo, a Tetra Pak – empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos – investiu mais de 80 milhões de euros no desenvolvimento das embalagens sustentáveis do futuro. Desde 2012,  que a empresa já investiu 17 milhões de euros em infraestruturas de reciclagem. Os responsáveis da empresa recordam ainda que as embalagens da Tetra Pak reduzem até 51% as emissões de carbono em todo o seu ciclo de vida. A marca desenvolveu a campanha ‘Boa Embalagem para um Planeta Melhor’, que dá a conhecer os benefícios ambientais das suas embalagens aos consumidores portugueses.

A Tetra Pak assumiu um cumprisso com o meio ambiente e priorizou o objetivo de reduzir ao máximo p impacto no planeta. O novo site lançado em Espanha e Portugal, quer dar a conhecer a sustentabilidade das embalagens da Tetra Pak, centrando-se em três pilares fundamentais: a renovabilidade, as baixas emissões de CO2 e a reciclabilidade.

De acordo com a Tetra Pak, esta plataforma informativa foi desenvolvida para dar a conhecer os benefícios ambientais das suas embalagens para os consumidores portugueses.

Assim, a produtora de embalagens apresenta ao consumidor um conjunto de conteúdos (vídeos, infografias e ilustrações), nos quais aparecem as vantagens ambientais das embalagens de cartão para bebidas em comparação com outras alternativas, através de informação detalhada sobre a origem das matérias-primas, a redução de emissões de CO2, o uso de plásticos de origem vegetal, o consumo de cartão proveniente de florestas geridas de forma responsável, a consciencialização da importância da reciclagem e a explicação do processo de reciclagem das embalagens.


O que as empresas e os consumidores ganham com isto?

Assistimos à deterioração do ambiente em função da produção de lixo fabricado pelos seres humanos. Estes materiais têm impactos negativos nos ecossistemas e atualmente estão mesmo a ameaçar a vida humana.

Com a alteração de postura dos consumidores, que atualmente estão mais preocupados com a vida útil dos materiais consumidos e a priorizar empresas preocupadas com o seu impacto no mundo, espera-se que a indústria acompanhe também esta alteração e incentive as empresas a fabricarem e a utilizarem embalagens de forma mais responsável.