MB WAY: Mais vendas à distância de um telemóvel

É uma aplicação revolucionária que permite ter o multibanco no telemóvel. Conheça o MB WAY e saiba como funciona.

30 · 08 · 2019

Cativar e reter clientes é uma tarefa difícil, mas essencial para a saúde da sua loja. Mostrar dinamismo e apresentar soluções modernas e atuais são formas de dar visibilidade ao seu negócio e causar uma melhor impressão nos seus clientes. E se, por acréscimo, terminar com as filas na hora de pagar, está também a colocar um ponto final num dos seus principais problemas operacionais. É precisamente isto que a disponibilização do pagamento por MB Way potencia. Uma experiência simples, fiável e cómoda na hora de pagar, que vai ficar na memória dos seus clientes como uma boa experiência de compra.

O MB WAY é um serviço que tem vindo a crescer em popularidade. São já milhares as pessoas que usam este método inovador, promovido pela SIBS, a gestora de redes multibanco. Neste artigo vamos falar-lhe das suas potencialidades.

Portugal apresenta uma das maiores taxas de “abandono do carrinho” em compras online, traduzida na elevada percentagem de utilizadores que acabam por desistir da compra, apesar da suposta intenção revelada. O que fará um consumidor desistir de comprar, depois de ter tido o trabalho duplo de aceder a um site e selecionar criteriosamente os produtos que desejava? Prende-se, na maioria das vezes, com questões relacionadas com a inadaptação dos negócios online às exigências do consumo atual. O reduzido número de formas de pagamento disponibilizados pelas lojas online é apenas um dos muitos motivos que explica as baixas taxas de conversão existentes.

É aqui que surgem as vantagens competitivas inerentes ao uso de aplicações como o MB Way em sites de compras online. No processo de check-out, o cliente passa a poder selecionar também essa opção, e o único trabalho efetivo que tem é o de introduzir o seu número de telemóvel ou o e-mail associado à sua aplicação MB Way. Fácil não?

O que é o MB Way?

O MB Way é uma aplicação da SIBS (empresa que gere a rede Multibanco) que oferece uma solução interbancária para compras e transferências imediatas através de um telemóvel smartphone ou de um tablet.

O objetivo deste serviço passa por melhorar a experiência de compra, e consequentemente, potenciar o aumento das vendas.

O MB Way oferece assim uma solução interbancária para compras e transferências imediatas através de um smartphone ou de um tablet.

Como funciona?

A adesão pode ser feita através da própria aplicação, disponível nas plataformas digitais habituais, mas também através do Multibanco ou do homebanking (sites dos bancos). Para ativar esta ferramenta, basta associar um cartão bancário ao número de telemóvel e criar um código de seis dígitos (PIN). Não exige carregamento, não tem custos de adesão e permite utilizar qualquer cartão de débito.

Através deste serviço pode fazer ações tão diversas como:

• Transferências imediatas;
• Pagamentos online e físicos;
• Gerar cartões virtuais MB Net;
• Levantar dinheiro sem estar com o cartão;
• Compras online e in-app;
• Pagamentos através de tecnologia QR Code ou NFC.


Por exemplo, se precisar de fazer um pagamento num site que permita a utilização de MB Way, basta introduzir o seu número de telemóvel. Através da app, irá receber uma notificação de pedido de pagamento. Basta aceitar, introduzir o seu código PIN e o pagamento fica, automaticamente, feito.

Se em vez de fazer um pagamento, quiser enviar dinheiro para alguém que também utilize o serviço, basta escolher a opção “Transferir dinheiro”. Depois só precisa de introduzir o número de telemóvel e o valor. A outra pessoa irá depois receber uma notificação no seu telemóvel a informar que a transferência foi recebida com sucesso.

Se, por outro lado, se tiver esquecido do cartão multibanco em casa ou se alguém precisa de levantar dinheiro, mas não tem dinheiro na conta, pode escolher a opção “Levantar dinheiro”.

Há valores predefinidos, mas também pode introduzir outro manualmente, até ao limite de 200 euros por operação. Depois de escolher o valor, pode optar que o levantamento seja feito por si ou escolher a opção que permite que o dinheiro seja levantado por outra pessoa. No fim, é gerado um código de levantamento, que tem uma validade de 30 minutos. No multibanco, basta carregar na tecla verde, introduzir o código e levantar o dinheiro.

Quais são os limites de movimentos?

Na opção receber e enviar dinheiro, o limite por operação é de 750 euros, num total de 2500 euros por mês e de 50 transferências por mês.

Nos levantamentos de multibanco, são os limites já existentes (400 por dia). Nas compras, está pré-definido um limite de 1000 euros, que pode ser alterado nas definições para um máximo de 5000 euros.

Quais são as vantagens desta aplicação?

Não há qualquer dúvida que o MB Way é um serviço de pagamento útil, prático, cómodo, eficiente e seguro. Mas as vantagens não se ficam por aqui. Sintetizamos algumas delas:

1. A app é gratuita. Os custos de utilização dependem dos bancos, com os quais deve confirmar que tarifas podem ser cobradas. Em alguns bancos as transferências via MB Way são gratuitas, mas há bancos onde já se paga comissão.

2. As transações são imediatas. Aqui não há o constrangimento de esperar até dois dias úteis, caso transfira ou queira receber dinheiro de alguém de um banco diferente do seu;

3. Pode enviar um código via SMS, que será válido por 30 minutos, para que outra pessoa possa levantar dinheiro no multibanco, sem precisar de mais nenhum dado do cartão;

4. Pode definir um valor limite diário de pagamentos, podendo alterar o valor a qualquer momento;

5. Se não tiver o cartão de multibanco consigo, através da opção “O meu número”, em lojas aderentes pode fazer pagamentos. Basta encostar o smartphone ao terminal de pagamento – pode apresentar o código de barras ou o QR code;

6. Pode gerar cartões MB Net, que funcionam como cartões de crédito e de forma muito semelhante à do antigo serviço MB Net;

7. O MB Way Challenge é um passatempo através do qual pode ganhar prémios todos os meses;

8. Através do site ou das notificações da app, terá conhecimento de ofertas, promoções e desafios que o podem fazer ganhar prémios.

E as desvantagens?

1. Só pode aderir ao MB Way se for cliente de um banco;

2. A menos que esteja no computador ou tenha consigo um tablet, só pode utilizar o MB Way se o seu telemóvel for um smartphone;

3. Se houver falhas de rede ou se não tiver acesso à internet, não conseguirá utilizar o serviço.

Sistema seguro que garante privacidade

De acordo com a SIBS, a segurança está garantida, porque nunca há partilha de dados bancários entre o consumidor e o comerciante. Além disso, todas as operações são validadas com o PIN MB WAY e as compras têm um limite diário de valor.

Onde se pode pagar com MB Way?

A rede de lojas ou serviços que já aceitam MB Way tem vindo a crescer de forma acelerada e já abrange centenas de estabelecimentos comerciais. A SIBS destaca alguns aderentes no site do MB Way.

O retalhista pode assim aumentar a fidelização de clientes por lhe proporcionar um novo método de pagamento mais moderno e seguro, característica particularmente relevante no mercado do comércio digital onde o uso de dados reais dos cartões não é recomendado.